mais

Italo Ferreira é o 31º medalhista de ouro do Brasil; confira lista!

Italo Ferreira se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o japonês Kanoa Igarashi

Italo Ferreira fez história e se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o japonês Kanoa Igarashi na decisão do surfe, na madrugada desta terça-feira. Com isso, o surfista também é o 31º atleta brasileiro a ficar no lugar mais alto do pódio pelo país na história olímpica. 

O potiguar de Baía Formosa também se tornou o primeiro medalhista da história do surfe masculino em Olimpíadas. Em 23 participações, o Brasil conquistou um total de 130 medalhas (31 de ouro incluindo a de Ítalo Ferreira, 37 de prata e 63 de bronze).

- Eu queria que minha avó estivesse viva para ela ver isso. Para ver o que eu me tornei, o que eu consegui fazer pelos meus pais, por aqueles que estão ao meu redor. Não sei, não tenho palavras, só tenho a agradecer, realmente. É algo que eu almejei bastante, que eu sonhei. Tá lá do lado da minha cama essa frase que eu falei no início ("Diz amém que o ouro vem"). Todo dia eu orei às 3h da manhã, pedi a Deus que ele realizasse meu sonho. E taí, meu nome está escrito na história do surfe - disse Ítalo

Italo Ferreira ganha ouro em Tóquio Foto: Yuki Iwamura-AFPItalo Ferreira ganha ouro em Tóquio Foto: Yuki Iwamura-AFP

 13 bicampeões olímpicos

Ao todo, o Brasil tem 13 bicampeões olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt (vela), Maurício Lima, Giovane Gávio e Sérgio Dutra (vôlei masculino), Fabi Oliveira, Jaqueline Carvalho, Fabiana Claudino, Paula Pequeno, Thaísa Menezes e Sheilla Castro (vôlei feminino). 

O canoísta Isaquias Queiroz é o único brasileiro a ganhar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, feito que conquistou durante a Rio-2016.

Italo Ferreira vence japonês e ganha medalha de ouro em Tóquio Foto: Ryan Pierse/Getty Images Italo Ferreira vence japonês e ganha medalha de ouro em Tóquio Foto: Ryan Pierse/Getty Images 

Confira as medalhas de ouro:

-Rio-2016: Rafaela Silva (Judô), Thiago Braz (Atletismo), Robson Conceição (Boxe), Martine Grael e Kahena Kunze (Vela), Bruno Schmidt e Alison Cerutti (Vôlei de praia), Seleção masculina de futebol (futebol), Seleção masculina de vôlei (Vôlei).

-Londres-2012: Sarah Menezes (Judô), Arthur Zanetti (Ginástica), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).

-Pequim-2008: César Cielo (Natação), Maurren Maggi (Atletismo), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).

-Atenas-2004: Robert Schedit (Vela), Emanuel Rego e Ricardo Alex Santos (Vôlei de praia), Rodrigo Pessoa (Hipismo), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Seleção masculina de voleibol (Vôlei).

-Atlanta-1996: Sandra Pires e Jaqueline Silva (Vôlei de Praia), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Robert Scheidt (Vela).

-Barcelona-1992: Rogério Sampaio (Judô), Seleção masculina de voleibol (Vôlei)

-Seul-1988: Aurélio Miguel (Judô)

-Los Angeles-1984: Joaquim Cruz (Atletismo)

-Moscou-1980: Marcos Soares e Eduardo Penido (Vela), Alexandre Welter e Lars Björkström (Vela)

-Melbourne-1956: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)

-Helsinque-1952: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)

-Antuérpia-1920: Guilherme Paraense (Tiro Esportivo)

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail