Italo Ferreira é o 31º medalhista de ouro do Brasil; confira lista!

Italo Ferreira se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o japonês Kanoa Igarashi

Italo Ferreira conquista medalha de ouro em Tóquio | Yuki Iwamura-AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Italo Ferreira fez história e se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o japonês Kanoa Igarashi na decisão do surfe, na madrugada desta terça-feira. Com isso, o surfista também é o 31º atleta brasileiro a ficar no lugar mais alto do pódio pelo país na história olímpica. 

O potiguar de Baía Formosa também se tornou o primeiro medalhista da história do surfe masculino em Olimpíadas. Em 23 participações, o Brasil conquistou um total de 130 medalhas (31 de ouro incluindo a de Ítalo Ferreira, 37 de prata e 63 de bronze).

- Eu queria que minha avó estivesse viva para ela ver isso. Para ver o que eu me tornei, o que eu consegui fazer pelos meus pais, por aqueles que estão ao meu redor. Não sei, não tenho palavras, só tenho a agradecer, realmente. É algo que eu almejei bastante, que eu sonhei. Tá lá do lado da minha cama essa frase que eu falei no início ("Diz amém que o ouro vem"). Todo dia eu orei às 3h da manhã, pedi a Deus que ele realizasse meu sonho. E taí, meu nome está escrito na história do surfe - disse Ítalo

Italo Ferreira ganha ouro em Tóquio Foto: Yuki Iwamura-AFP

 13 bicampeões olímpicos

Ao todo, o Brasil tem 13 bicampeões olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt (vela), Maurício Lima, Giovane Gávio e Sérgio Dutra (vôlei masculino), Fabi Oliveira, Jaqueline Carvalho, Fabiana Claudino, Paula Pequeno, Thaísa Menezes e Sheilla Castro (vôlei feminino). 

O canoísta Isaquias Queiroz é o único brasileiro a ganhar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, feito que conquistou durante a Rio-2016.

Italo Ferreira vence japonês e ganha medalha de ouro em Tóquio Foto: Ryan Pierse/Getty Images 

Confira as medalhas de ouro:

-Rio-2016: Rafaela Silva (Judô), Thiago Braz (Atletismo), Robson Conceição (Boxe), Martine Grael e Kahena Kunze (Vela), Bruno Schmidt e Alison Cerutti (Vôlei de praia), Seleção masculina de futebol (futebol), Seleção masculina de vôlei (Vôlei).

-Londres-2012: Sarah Menezes (Judô), Arthur Zanetti (Ginástica), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).

-Pequim-2008: César Cielo (Natação), Maurren Maggi (Atletismo), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).

-Atenas-2004: Robert Schedit (Vela), Emanuel Rego e Ricardo Alex Santos (Vôlei de praia), Rodrigo Pessoa (Hipismo), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Seleção masculina de voleibol (Vôlei).

-Atlanta-1996: Sandra Pires e Jaqueline Silva (Vôlei de Praia), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Robert Scheidt (Vela).

-Barcelona-1992: Rogério Sampaio (Judô), Seleção masculina de voleibol (Vôlei)

-Seul-1988: Aurélio Miguel (Judô)

-Los Angeles-1984: Joaquim Cruz (Atletismo)

-Moscou-1980: Marcos Soares e Eduardo Penido (Vela), Alexandre Welter e Lars Björkström (Vela)

-Melbourne-1956: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)

-Helsinque-1952: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)

-Antuérpia-1920: Guilherme Paraense (Tiro Esportivo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES