Jogadora de vôlei e lutador de MMA sofrem com lesões; entenda mais

Em outubro de 2022, Key rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, uma lesão que é até seis vezes mais comum em atletas mulheres do que em homens.

Key e Cara de Sapato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O BBB23 começou e com a presença de dois atletas: Key Alves joga vôlei como líbero no Osasco, e Antônio "Cara de Sapato" é lutador de MMA. Mas os dois têm mais em comum do que o fato de serem esportistas: ambos estão parados por causa de lesões que os obrigaram a fazer uma pausa na carreira — e que podem prejudicá-los nas provas mais físicas do programa. Conheça quais são elas.

Key Alves

Em outubro de 2022, Key rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, uma lesão que é até seis vezes mais comum em atletas mulheres do que em homens. Inicialmente, a nota oficial do clube indicou que a jogadora passaria por uma cirurgia no joelho, o que a faria perder todo o resto da temporada, que se estende até o meio de 2023, mas Key e sua equipe optaram por um tratamento mais conservador, com fisioterapia. 

Key e Cara de Sapato estão confinados na casa do BBB23. (Foto: Montagem)

A escolha foi feita por um tratamento mais conservador, com fisioterapia, para que a atleta tivesse um tempo de recuperação mais acelerado e pudesse voltar às quadras o quanto antes.

Leia Mais

Nas redes sociais, o Osasco desejou melhoras à jogadora e os fãs também se manifestaram torcendo para a pronta recuperação da atleta. "Força, Key! Sua garra e determinação fará toda a diferença neste momento!", escreveu o perfil do clube.

Cara de Sapato

Já o lutador acumula um histórico de lesões. Em 2018, ele ocupava o 15º lugar no ranking dos pesos-médios do UFC depois de vencer cinco lutas consecutivas, mas sofreu uma ruptura no músculo do peitoral e ficou mais de um ano sem entrar no ringue. Na volta, ainda sem ritmo em em 2019, não conseguiu dar sequência às boas lutas e perdeu dois embates seguidos. Em entrevista à uma revista especializada em UFC, a Tatame, ele contou um pouco sobre a lesão.

— Me precipitei um pouco para a luta contra o Ian Heinisch, voltei antes do tempo. Como eu estava vindo de uma sequência muito boa de vitórias, estava muito confiante e com muita vontade de lutar, mas eu estava passando por alguns problemas pessoais e também teve a lesão no peitoral, eu não estava 100% ainda. Foi precipitado da minha parte voltar e espero não repetir esse erro quando voltar dessa lesão no joelho.

Lutador foi hospitalizado para tratar lesão. (Foto: Instagram)

Mas a má sorte não parou por aí: em 2020, assim como Key o lutador também rompeu o LCA do joelho. Ele tinha uma luta marcada contra o peso-médio russo Makhmud Muradov, em março, mas precisou adiar para passar por cirurgia e recuperação. No final do ano, já em dezembro, ele voltou ao otcógono no UFC 257, contra o americano Brad Tavares, mas perdeu a luta, e em janeiro de 2021, foi cortado do UFC.

A partir daí, Cara de Sapato voltou para o MMA, e disputou o campeonato PFL (Professional Fighters League), nos Estados Unidos. Ele foi campeão da temporada com seis vitórias, seu mais importante título da carreira. Em 2022, quando o lutador já estava na campanha pelo bicampeonato, lesionou o joelho novamente e passou por uma nova cirurgia. Ele fez um texto nas redes sociais explicando para os fãs sobre o que aconteceu.

"Infelizmente estou fora do restante da temporada do PFL esse ano. Vinha sofrendo com uma lesão do ligamento parcial do meu joelho desde a primeira luta deste ano, mas junto com meu time e fisioterapeuta, fizemos de tudo para continuar a temporada como campeão, assim como a última. Ganhamos as lutas e estávamos classificados para os playoffs, mas infelizmente houve uma ruptura total do ligamento junto com uma lesão de menisco, então a única opção seria uma cirurgia. Peço a energia positiva de vocês para que essa cirurgia seja um sucesso e que a gente volte 100% no ano que vem para defender meu cinturão e continuar essa jornada", publicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES