Jornal: Neymar e Messi são os jogadores mais decisivos da Europa

Na França, Neymar marcou sete gols em sete partidas disputadas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neymar é o artilheiro isolado do Campeonato Francês, com sete gols, o que reprenta 25% dos 27 já marcados pelo arrasador Paris Saint-Germain nas oito primeiras rodadas. Lionel Messi tem menos gols no Espanhol, cinco, mas quase o mesmo número de assistências, quatro. E, segundo o jornal L'Equipe, os números dos dois craques não fazem a diferença apenas a nível local.

Considerando as cinco maiores ligas nacionais da Europa - Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França -, Neymar e Messi são os jogadores mais decisivos neste início de temporada nos campeonatos nacionais que disputam. Cada um deles esteve envolvido diretamente, marcando ou dando o passe final, em nove gols da sua equipe.

Ao contrário de Neymar, que não encontrou dificuldades até agora no Francês - o PSG tem 100% de aproveitamento e soma 24 pontos, oito à frente do Lille, segundo colocado -, Messi não está tendo um começo tranquilo no Espanhol. O Barcelona também lidera o campeonato, mas não vence há três jogos e tem os mesmos 14 pontos do Real Madrid, ambos acossados por Sevilla (13 pontos), Atlético de Madrid e Bétis (ambos com 12).

Na tabela de artilheiros do Espanhol, Messi aparece apenas em terceiro, com os mesmos cinco gols de Iago Aspas (Celta) e Stuani (Girona). O artilheiro é André Silva, do Sevilla, com sete gols. O craque argentino do Barça, no entanto, tem se destacado também pelas assistências: quatro, a última delas neste sábado, para Munir empatar o jogo contra o Athletic Bilbao. Os nove gols com participação de Messi representam metade dos 18 feitos pelo Barça até agora.

Na França, Neymar marcou sete gols em sete partidas disputadas - ele foi poupado contra o Saint-Étienne, na quinta rodada. E participou de outros dois, confirmando sua importância para a força ofensiva do PSG: entre gols e assistências, o camisa 10 esteve envolvido em um terço dos 27 marcados pela equipe.

Mas se a participação de Neymar e Messi nos gols das suas equipes não surpreende, um dos destaques do Lille, vice-líder do Francês, se apresenta como uma sombra para os astros internacionais. O marfinense Nicolás Pépé também vem sendo fundamental para a boa campanha da sua equipe, com cinco gols e três assistências - oito participações diretas em gols do Lille, apenas uma a menos que a dupla Neymar e Messi.

Pépé também vem contribuindo de outra forma para a boa campanha do Lille: ele já sofreu quatro pênaltis no Francês, em oito jogos, recorde entre os cinco principais campeonatos nacionais na Europa neste início de temporada. Comparando com o último Campeonato Francês, nenhum jogador sofreu tantos pênaltis nas 38 rodadas da temporada passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES