Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Jovens invadem elencos de Fla e Flu e apimentam duelos da base

Hoje, a meta é ter no elenco principal 35% de jovens formados

Jovens invadem elencos de Fla e Flu e apimentam duelos da base
Flamengo | Reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

Se o Fla-Flu deste domingo, pela Taça Rio, não vale quase nada, a rivalidade cresce em direção aos meninos. O aproveitamento de jovens no time profissional passa pelo trabalho feito nas categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, todas com um Fla-Flu para chamar de seu neste sábado. No mais badalado deles, Vinícius Júnior, do Flamengo, enfrenta o seu primeiro clássico após voltar da seleção. O tratamento das promessas é a marca do Fluminense nos últimos anos, mas o Rubro-Negro melhorou o trabalho.

Hoje, a meta é ter no elenco principal 35% de jovens formados no clube. De 34 jogadores, 10 são da base, e todos já atuaram em 2017.

— Isso fazia parte do planejamento desde que chegamos aqui: integrar cada vez mais a base ao profissional — destacou o diretor Rodrigo Caetano, também responsável pelo projeto Pratas do Ninho, de transição entre as categorias e o time principal.

No elenco, o Fluminense tem 20 jogadores formados na base, o que corresponde a 57%. Destes, 17 já entraram em campo este ano. A aproximação com o profissional aumentou este ano por conta da crise financeira. O clube adotou como filosofia não ir mais ao mercado atrás de jogadores para compôr o elenco.

— Hoje, o clube utiliza a base na equipe profissional de forma mais inteligente, mais estratégica e planejada. Temos uma dificuldade financeira e mesmo assim conseguimos bons resultados neste início de temporada — comemora o gerente da base, Marcelo Teixeira.

Das promessas do Flamengo, Adryan é o único com mais de 21 anos. Os demais revezam aos poucos no time de cima e ganham experiência, como Leo Duarte, Felipe Vizeu, Ronaldo, Cafu.

— A cada ano melhoramos o trabalho na base, então não teria coerência não aproveitarmos os garotos — vibra o técnico Zé Ricardo.

Estrutura e tratamento especial para os garotos

Antes de ganharem oportunidade, os jovens de Flamengo e Fluminense recebem tratamento especial para estarem prontos para ela. No Rubro-Negro, a estrutura física dos profissionais até o ano passado passou para os garotos, e lá há tratamento dentário, psicológico, nutricional e físico. Os meninos passaram a treinar esse ano ao lado dos profissionais, nos mesmos horários, e a integração, enfim, saiu.

No Tricolor, toda semana, o técnico Thiago Gomes, do sub-20, vai ao CT acompanhar o treino ou palestra do Abel. E todos os jogadores do sub-20 já treinaram ao menos uma vez com o time profissional. Quem cuida da integração é Edevaldo Freitas, ex-jogador, que tem o cargo de coordenador de integração. Marcelo Teixeira destaca ainda a estrutura.

—Temos academia de formação completa. Fazemos um trabalho muito diferente dos nossos rivais e os resultados estão bons. Temos estrutura profissional, metodologia de treino unificada, aula de inglês, acompanhamento psicológico, cursos e palestras educativas e podem terminar o seu processo de desenvolvimento na Europa, no STK Fluminense Samorin — destaca Marcelo Teixeira.

Procurado, o coordenador da base do Flamengo, Carlos Noval, não foi localizado pela assessoria para responder as perguntas do “Extra”.

Image title

Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto