Judô ganha dois bronzes e abre quadro de medalha do Brasil nos Jogos de Pequim

Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros conquistaram o bronze no judô

Judô ganha dois bronzes e abre quadro de medalha do Brasil nos Jogos de Pequim | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Ol?mpicos de Pequim. Ou melhor, sa?ram as duas primeiras medalhas. Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros conquistaram o bronze no jud?, categoria peso leve, e j? igualaram o desempenho da equipe brasileira da modalidade nos Jogos de Atenas, em 2004. A vit?ria de Ketleyn no feminino tem um sabor mais do que especial, j? que ? a primeira medalha ol?mpica de uma brasileira em um esporte individual nos Jogos e a primeira medalha da hist?ria do jud? feminino na competi??o. Com os dois bronzes, a sele??o brasileira de jud? se iguala ainda ? equipe de atletismo em n?meros de medalhas em todas as edi?es de Olimp?adas, 13, ficando atr?s apenas da vela, que tem 14 at? Pequim.

- A ficha ainda est? caindo. Sei que isso ? muito positivo para mim e para o jud? brasileiro. Mas eu ainda n?o pude ter no??o de tudo isso - disse Ketleyn em entrevista ? Rede Globo.

Ao lado da lutadora, a t?cnica da equipe feminina do Brasil, Rosicl?ia Campos, vibrava com o feito in?dito.

O feito de Leandro Guilheiro n?o ? menos especial. Afinal, Leandro chega em Pequim ao seu segundo p?dio ol?mpico, igualando o n?mero de medalhas de Aur?lio Miguel (ouro em Seul (1988) e bronze em Atlanta (1996)) em Olimp?adas. Na decis?o do masculino, Guilheiro fez uma luta rel?mpago, derrubando o iraniano Ali Malomat em 23s, e conseguindo o ippon, pontua??o m?xima do esporte. O bronze de Ketleyn chegou um pouco antes, com a vit?ria da brasiliense sobre a australiana Maria Pekli, com um ippon no golden score, ap?s ter empatado com uma puni??o para cada lado nos cinco minutos de luta.

A caminhada para os feitos hist?ricos

Leandro e Ketleyn pegaram nomes fortes do jud? mundial nesse caminho at? as duas medalhas de bronze. Em sua primeira luta em Jogos Ol?mpicos, a brasiliense de 20 anos passou pela atual vice-campe? asi?tica, a sul-coreana Sin-Young Kang. Do outro lado, Guilheiro tinha uma estr?ia que parecia mais tranq?ila, contra o argentino Mariano Bertolotti. Entretanto, a puni??o sofrida no in?cio fez com que Leandro tivesse que correr atr?s do placar. A t?cnica, aliada com o uso correto da regra, fez Leandro Guilheiro for?ar o advers?rio a sofrer seguidas puni?es, garantindo a virada e a vit?ria na estr?ia.

O destino, por?m, foi diferente para os dois medalhistas de bronze na segunda luta do dia. Ketleyn mostrou que n?o se intimida com t?tulos e encarou de igual para igual a medalhista de bronze em Atenas, a holandesa Deborah Gravenstijn. Entretanto, a experi?ncia da advers?ria contou e a brasiliense foi surpreendida com um contra-golpe, sofrendo o koka que lhe tiraria da caminhada pelo ouro. No masculino, Leandro aplicava o primeiro ippon brasileiro em Pequim, derrubando o sul-africano Marlon August.

Enquanto Ketleyn torcia por sua advers?ria para ir ? repescagem, o que aconteceria mais tarde com a vit?ria de Deborah sobre a espanhola Isabel Fernandez, Leandro via o sonho do ouro ser adiado, ao perder no golden score para o atual campe?o mundial, o coreano Kichun Wang. Com Wang na semifinal, Guilheiro tinha a tranq?ilidade de saber que o bronze ainda era poss?vel.

Os dois judocas provaram na luta seguinte que as derrotas n?o haviam balan?ado sua confian?a. Com um semblante bastante confiante, principalmente para uma estreante, Ketleyn passou simplesmente pela campe? ol?mpica (Sydney-2000) e mundial (1997) Isabel Fernandez, com uma puni??o por falta de combatividade para a espanhola durante o golden score. Leandro estreou na repescagem com estilo, ao vencer por ippon o uzbeque Shokir Muminov.

Faltavam ent?o duas lutas para o p?dio. E Ketleyn Quadros garantiu com um ippon sobre a japonesa Aika Saito a que j? era a melhor participa??o de uma judoca brasileira na hist?ria das Olimp?adas. No masculino, Leandro Guilheiro seguia sua seq??ncia de ippons, conseguindo o terceiro, desta vez sobre o ucraniano Gennadii Bilodid na final da repescagem.

Na disputa do bronze, a tens?o ficou do lado apenas da torcida brasileira. Dentro do tatame, os judocas mostravam muita concentra??o e tranq?ilidade para despachar seus advers?rios. Primeiro foi a novata Ketleyn, que com um ippon, o seu segundo em Pequim, derrotava a australiana Maria Pekli e garantia a medalha in?dita. Depois veio Leandro para coroar o dia, com um ippon rel?mpago aos 23s de luta sobre o iraniano Ali Malomat.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES