Judô: única arte macial que compõe o programa paraolímpico

A estreia dos atletas brasileiros aconteceu no masculino nos Jogos em Seul-1988, e no feminino, em Atenas-2004

O Brasil tem revelado grandes talentos no judô paraolímpico | CBP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o judô para atletas cegos é a única arte marcial que compõe o programa paraolímpico? Ele vem sendo praticado desde a década de 70. A estreia aconteceu no masculino nos Jogos em Seul-1988, e no feminino, em Atenas-2004.

O Brasil tem revelado grandes talentos nesta modalidade, desde o início. Logo na estreia, três atletas conquistaram a medalha de bronze: Jaime de Oliveira (até 60 kg), Júlio Silva (até 65 kg) e Leonel Cunha (acima de 95 kg).

No entanto a primeira vez do país no topo do pódio foi em Atlanta-1996, quando Antônio Tenório faturou o ouro na categoria até 86 kg.

Considerado o maior judoca paralímpico de todos os tempos, Antônio Tenório completou 50 anos em 2020. Ele está focado na preparação para sua sétima participação, em Tóquio, no Japão. O judoca já conquistou seis medalhas, sendo delas quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze) em seis edições de Jogos Paralímpicos.

Antônio Tenório foi é um dos atletas que se destaca na modalidade/reprodução internet

E  números, o Brasil acumula 18 medalhas nos Jogos, sendo quatro de ouro, cinco de prata e nove de bronze.

Lembrando que há poucas adaptações no judô paraolímpico em relação ao convencional. Os atletas começam a luta já segurando o quimono do adversário.

E o árbitro é o responsável por posicionados os atletas. Ao aplicar uma punição, o árbitro também avisa a qual judoca está se referindo. Os atletas não são punidos por sair da área de luta.

Atletas paraolímpicos se destacam nas competições/CBP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES