Julgamento de Neymar: promotoria tira acusação e pede absolvição do jogador

A Promotoria decidiu retirar as acusações por considerar que não existem indícios suficientes de que crimes foram cometidos.

Neymar | Nacho Doce/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público da Espanha retirou nesta sexta-feira todas as acusações que havia formulado contra Neymar, seus pais e dirigentes do Santos e do Barcelona. A promotoria pediu que o jogador e os demais réus no julgamento do caso sejam absolvidos.

Por supostas irregularidades na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, em 2013, a promotoria havia pedido pena de cinco anos de prisão para o jogador e multas milionárias para os pais de Neymar, dois ex-presidentes do Barcelona (Sandro Rosell e Josep Bartomeu) além de punições para o ex-presidente do Santos, Odilio Rodrigues. 

Leia Mais

No entanto, na penúltima sessão do julgamento, a Promotoria decidiu retirar as acusações por considerar que não existem indícios suficientes de que crimes foram cometidos. 

"Não há provas, nem indícios, só suposições. Pode ser que tenham sido violados o Código Civil do Brasil ou regulamentos da Fifa, mas não o Código Penal da Espanha", disse o promotor responsável pelo caso.

Na semana passada, Neymar chegou a ser interrogado presencialmente - Foto: Nacho Doce/Reuters

Nas redes sociais, na manhã desta sexta, Neymar postou a manchete sobre a decisão da promotoria e escreveu: "Acredite em si mesmo e Deus mostrará o quanto és forte."

Na semana passada, o jogador chegou a ser interrogado presencialmente no julgamento, em Barcelona, e afirmou que foi seu pai quem cuidou de todos os detalhes da transferência do Santos para o Barcelona. "Assino tudo que ele manda", disse Neymar na semana passada.

Tal desfecho, porém, não muda a situação das acusações formuladas pela empresa brasileira DIS, que era dona de 40% dos direitos econômicos de Neymar em 2013 e argumenta ter sido lesada na negociação.

Na próxima segunda-feira (31 de outubro), último dia previsto para o julgamento, deve sair a sentença dos juízes sobre as acusações formuladas pela DIS – que também pede a prisão de Neymar e multas milionárias para os demais réus. 

A defesa de Neymar sempre argumentou que o crime de corrupção entre privados, que é a base da acusação, não existe no Brasil, onde os contratos relativos à transferência do jogador foram assinados. E portanto não haveria como punir os réus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES