Juninho marca, mas Corinthians vira sobre Vasco e abre vantagem em 1º

O resultado de vitória da noite desta quarta-feira fez o Corinthians chegar aos 19 pontos.

O Corinthians segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians estragou a reestreia de Juninho pelo Vasco na noite desta quarta-feira. Mesmo com um gol do meio-campista, o clube do Parque São Jorge venceu o Vasco por 2 a 1, de virada, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. E o placar favorável à equipe comandada por Tite ocorreu muito por conta de Ralf e Paulinho, autores dos dois gols que decretaram a quarta vitória consecutiva do líder da divisão de elite do futebol nacional.

O resultado de vitória da noite desta quarta-feira fez o Corinthians chegar aos 19 pontos - três à frente do vice-líder Flamengo -, com sete jogos disputados - o time paulista ainda disputará a partida válida pela 5ª rodada, contra o Santos, no dia 10 de agosto. Por outro lado, o Vasco, campeão da Copa do Brasil desta temporada, segue estacionado com 11 pontos, na 10ª colocação na tabela de classificação da Série A.

O personagem da noite no Estádio do Pacaembu entrou em campo ovacionado pela torcida visitante, e não demorou para proporcionar o primeiro grito aos vascaínos. Aos 2min, Juninho cobrou falta da intermediária e balançou as redes logo na reestreia pelo clube no qual foi campeão da Copa Libertadores da América em 1998. Contudo, o gol do camisa 8 acabou ofuscado por uma ótima atuação corintiana.

Em desvantagem, o Corinthians pressionou durante toda a primeira etapa, e construiu a virada naturalmente. Aos 22min, Ralf empatou, após falha de Fernando Prass. Vinte minutos depois, Paulinho tabelou com Danilo e colocou o time do Parque São Jorge na liderança ao final da primeira etapa no Pacaembu.

O Vasco cresceu na segunda etapa e passou a ocupar mais o campo corintiano. Entretanto, as maiores ameçaras surgiam apenas nas bolas paradas, todas cobradas por Juninho. Assim, o Corinthians conseguiu segurar o resultado e manter a liderança do Campeonato Brasileiro ao final da oitava rodada.

Depois do compromisso desta quarta-feira no Pacaembu, o Corinthians viajará neste final de semana. No domingo, às 16h (de Brasília), o clube do Parque São Jorge enfrentará o Atlético-GO, no Estádio Serra Dourada. Em contrapartida, o Vasco retorna ao Rio de Janeiro: no sábado, às 18h30, a equipe de Juninho receberá o Internacional, em São Januário.

O jogo

A animação do torcedor vascaíno pela reestreia de Juninho aumentou logo aos 2min de jogo. Depois de apenas dois toques na bola durante o duelo, o meio-campista teve a oportunidade de bater a primeira falta, e não decepcionou. Da intermediária, o camisa 8 acertou um belo chute e viu o goleiro Júlio César errar o cálculo do quique da bola. Resultado: gol do experiente jogador na primeira partida após o retorno ao País.

A desvantagem no marcador logo nos primeiros instantes de partida acordou o Corinthians imediatamente. A equipe do Parque São Jorge aproveitou a escalação de Ricardo Gomes, com apenas um volante fixo (Romulo), e pressionou durante toda a etapa inicial. Aos 10min, Ralf foi o primeiro a expor a falha da formação carioca. O volante corintiano aproveitou um vacilo na saída de bola e chutou com categoria. Fernando Prass, no entanto, interviu e evitou o empate.

O Corinthians exerceu uma forte marcação no campo de defesa do Vasco. A estratégia paulista dificultou completamente o jogo vascaíno. Assim, não demorou muito tempo para o clube mandante fazer justiça ao marcador. Aos 22min, após cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobrou para Ralf. O camisa 5 corintiano arrematou de primeira para empatar o jogo, contando com uma falha de Fernando Prass.

O gol sofrido somado com a forte pressão no campo defensivo desestabilizou o Vasco dentro de campo. Aos 36min, Liedson exigiu grande defesa do goleiro adversário. Aos 42min, Fernando Prass nada pôde fazer. Paulinho tabelou com Danilo e chutou de bico para virar a partida para o clube de Parque São Jorge, justamente em um momento no qual o time paulista sofrera um susto - minutos antes, Fagner quase marcara o segundo tento carioca.

A vantagem corintiana ao final da primeira etapa obrigou o Vasco a adotar uma postura mais ofensiva na segunda etapa, e foi justamente o que ocorreu em campo no Pacaembu. No entanto, o clube de São Januário conseguia chegar à meta de Júlio César somente por intermédio das bolas paradas. Como por exemplo, aos 14, quando Juninho levantou na medida para Alecsandro perde uma grande oportunidade.

O domínio vascaíno obrigou Tite a modificar o Corinthians na segunda etapa. O treinador corintiano colocou Alex e Emerson nos lugares de Danilo e Willian. Com a dupla, o time paulista conseguiu controlar o ritmo de jogo, minando completamente qualquer tentativa de pressão por parte do Vasco.

A vitória do clube paulista acabou ameaçada somente aos 44min, quando Bernardo cobrou falta para dentro da área e viu a bola atingir a trave de Júlio César. Nada que estragasse mais um resultado positivo do líder do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 2 x 1 Vasco

Gols:

Corinthians: Ralf, aos 22min do primeiro tempo; e Paulinho, aos 42min do primeiro tempo

Vasco: Juninho, aos 2min do primeiro tempo

Corinthians

Júlio César; Welder, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Alex) e Jorge Henrique (Edenílson); Willian (Emerson) e Liedson.

Técnico: Tite

Vasco

Fernando Prass; Fágner, Anderson Martins, Dedé e Márcio Careca; Romulo, Juninho (Allan), Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luís (Leandro) e Alecsandro.

Técnico: Ricardo Gomes

Cartões Amarelos

Corinthians: Fábio Santos

Vasco: Fágner e Márcio Careca

Árbitro

Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES