Justiça ordena convocação de Robinho para discutir prisão do ex-atleta

Robinho foi julgado em terceira e última instância na Justiça italiana, há mais de 12 meses

Justiça ordena convocação de Robinho para discutir prisão do ex-atleta | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ordenou que o ex-jogador Robinho seja convocado "imediatamente" para participar do processo de reconhecimento da sentença italiana. O brasileiro foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo. As informações são do Portal iG.

Robinho foi julgado em terceira e última instância na Justiça italiana, há mais de 12 meses. Em novembro do ano passado, a Justiça italiana chegou a pedir a extradição do ex-jogador, mas a demanda foi negada pelo Ministério da Justiça do Brasil. A negativa foi baseada no artigo 5 da Constituição Federal, que proíbe a extradição de cidadãos brasileiros. Com isso, a alternativa para o judiciário italiano foi solicitar o cumprimento da pena no país.

Justiça ordena convocação de Robinho para discutir prisão do ex-atleta - Imagem: Reprodução

A decisão da ministra foi publicada nesta terça-feira, em caráter de urgência. A convocação de Robinho se dá ao fato de, agora, a Justiça ter obtido um endereço onde ele pode ser encontrado.

Caso a defesa apresente uma contestação da decisão, o processo será distribuído a um relator integrante da Corte Especial do STJ. Quando não há controvérsias, a atribuição de validar o cumprimento da sentença estrangeira é da presidência do tribunal.

No fim de fevereiro, o Ministério Público Federal repassou alguns endereços em que Robinho poderia ser encontrado. Dois dos locais seriam em São Vicente, um em Santos e outro no Guarujá. A ação de busca pelo atacante tem como intuito notificá-lo oficialmente sobre a abertura do processo que pode levar à transferência de sua pena ao Brasil.

RELEMBRE O CASO

Robinho teria estuprado uma jovem albanesa junto do amigo Ricardo Falco e mais quatro pessoas que não foram encontradas pela Justiça italiana. No ano passado, o caso foi julgado na última instância no país europeu e os dois foram condenados a nove anos de prisão. A lei do Brasil não permite a extradição de brasileiros natos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES