Lais Souza adia retorno ao Brasil após sofrer com efeitos colaterais de tratamento

A ideia inicial era que Laís chegasse a tempo de passar seu aniversário de 26 anos, neste sábado, dia 13, e as festas de final de ano com a família.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expectativa era que, nesta segunda-feira, Lais Souza desembarcasse no Brasil pela primeira vez desde que se acidentou gravemente na preparação para os Jogos de Inverno de Sochi – quando chocou-se contra uma árvore durante um treinamento e sofreu uma lesão na cervical. A reação do corpo da ex-ginasta e esquiadora à terceira fase do tratamento com células tronco, no entanto, deixou a data de retorno ao país em aberto.

A ideia inicial era que Laís chegasse a tempo de passar seu aniversário de 26 anos, neste sábado, dia 13, e as festas de final de ano com a família. No período de 30 a 40 dias que passaria no Brasil, a paulista seria homenageada no Prêmio Brasil Olímpico, no dia 16, e participaria de compromissos de uma universidade à qual é vinculada no Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A agenda não está cancelada, mas sim em suspenso aguardando a melhora do quadro clínico da brasileira.

Na semana passada Laís iniciou a terceira fase do tratamento com células tronco ao qual vem se submetendo desde o primeiro semestre deste ano. Segundo o pai, Antônio Souza, a ex-atleta passa horas por dia no Hospital Jackson Memorial, em Miami, recebendo medicação. Desta vez, infelizmente, teve uma reação adversa mais forte.

-  Ela às vezes vai para o hospital e passa 4h, 5h e até 6h, às vezes até pousa por lá. Com todos esses exames e medicamentoso corpo dela não está bem. Ela sente muita dor de cabeça, entre outras coisas. É como se fosse uma quimioterapia ou radioterapia, em que a pessoa fica ruim nos primeiros dias e depois vai melhorando. Das outras vezes a reação foi assim também, mas acho que menos forte. Apesar de fisicamente ela estar mal, psicologicamente ela muito bem porque está satisfeita em receber as células. O que está em jogo é o tratamento dela, que é o objetivo dela ficar por lá. O objetivo dela é a cura, então faz parte – disse.

 Do período que passar no Brasil, Lais vai se dividir entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto. Quando estiver em sua cidade natal, no interior paulista, a ex-atleta não deve ficar hospedada na casa da família.

- Desta vez, como o período de estadia aqui vai ser curto, não vamos ter tempo de adaptar nada. Nossa intenção é que ela fique em um hotel em um quarto adaptado. Ela fica no máximo até o meio de janeiro, e em Ribeirão mesmo deve passar umas duas semanas. Queremos fazer de tudo para recebe-la no mínimo bem. Estamos esperando com muita ansiedade. Meu coração de pais está apreensivo demais.

O acidente que deixou Lais tetrapléfica aconteceu no dia 27 de janeiro, na pista de esqui de Salt Lake City, nos Estados Unidos. A atleta se chocou com uma árvore, sofreu trauma severo na terceira vértebra e precisou ser submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento da coluna. O quadro era grave e com risco de morte. Laís ficou cinco meses internada em hospitais nos Estados Unidos e, após receber alta, continua no país fazendo treinamentos de reabilitação.

Como ginasta, Lais representou o Brasil em competições como os Jogos Pan-americanos (2003 e 2007), e Olimpíadas (2004 e 2008). Ela se preparava para os Jogos de Inverno, na Rússia, onde disputaria a modalidade de esqui aéreo, quando sofreu o acidente.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES