Leão quer manter o protagonismo no futebol nordestino

Fortaleza chama a atenção com o crescimento na presença dentro dos estádios e também nas redes sociais

| Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há dois anos, nem o torcedor mais otimista do Fortaleza imaginaria que em duas temporadas o clube atingiria o atual estágio. Em 2017, o Tricolor de Aço estava na Série C e sem grandes perspectivas de acesso. Atualmente, é o time nordestino que mais cresce e, nesta quinta-feira (23), diante do Botafogo-PB, faz o jogo de ida da decisão que pode render o primeiro título da Copa do Nordeste de sua história. Informações do site Terra

Depois de dois acessos seguidos em dois anos, o clube começa a mostrar sinais de que se estabelecerá entre os clubes da elite do futebol brasileiro. Para isso, o Leão entende que, antes, precisa manter o protagonismo no futebol nordestino.

Após a chegada do técnico Rogério Ceni no fim de 2017, o clube foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro na temporada seguinte e, neste início de ano, manteve o bom desempenho ao conquistar o título do Campeonato Cearense contra o seu maior rival, o Ceará, além de chegar na final da Copa do Nordeste, feito inédito para o time.

- Não esperava que em apenas dois anos tudo isso acontecesse, mas com o potencial que a torcida do Fortaleza tem isso era algo possível, embora muito difícil. As coisas deram certo com muito planejamento, uma equipe qualificada na diretoria - algo fundamental - e o sucesso dentro das quatro linhas - afirma o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Apesar da grande fase durante a sua gestão, o dirigente diz que o clube pode ir ainda mais longe:

- Acredito que podemos mais. Temos que celebrar nossas conquistas, mas vejo de forma muito clara que ainda temos muito que fazer. Isso precisa ser feito passo a passo mantendo sempre nosso compromisso, a responsabilidade financeira, valorização do material humano e boa relação com a torcida e o futebol do clube.

O bom momento impulsionou a média de público desta temporada, seguindo a alta do último ano. Em 2019, o clube é o sexto time com melhor média de pagantes do futebol brasileiro, atrás apenas das quatro maiores torcidas do país (Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e o Internacional. Após 15 jogos disputados no Castelão, a média do Tricolor é de 22 mil torcedores por partida. No Nordeste, o único que tem conseguido rivalizar com o Leão do Pici é o Bahia, que vem logo atrás com 21 mil pagantes em média.

- Temos nos empenhado em evoluir na operação de jogo. Criamos a 'Fan Fest Tricolor' com banda de música e diversas atrações. O nosso plano de sócio torcedor também evoluiu muito. Quando assumi em novembro de 2017 tínhamos 12.500 sócios e nesta semana chegamos à marca de 30 mil sócios. Em alguns jogos com apelo menor temos feito promoções e preços mais baratos, usando a nossa experiência. Em geral, temos uma relação muito transparente com a torcida - explica o mandatário do Leão do Pici.

No entanto, o sucesso não é visível apenas nos estádios. No âmbito digital, o Fortaleza é quem mais cresce entre os nordestinos: lidera entre os clubes da região nordeste com 410 mil novos inscritos em 2018, fato que o colocou entre os 10 clubes que mais cresceram no Brasil. O número chega a ultrapassar a soma total de Bahia e Sport, atualmente os dois maiores clubes do nordeste em volume de inscritos nas redes.

Recentemente, o Fortaleza registrou crescimento de mais 203.413 mil inscritos apenas em 2019. Com isso, ultrapassou Coritiba e Ceará em seguidores, ganhando duas novas posições no ranking geral de equipes. No total (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), são de mais de 1,5 milhão de inscritos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES