Lewandowsk: ''Sempre quis ser um dos melhores''

O atacante do Bayern de Munique mostra humildade ao comentar os 55 gols da última temporada

Lewandowski comemora o título da Liga dos Campeões com bandeira da Polônia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Houve um tempo em que os melhores jogadores do mundo viviam na grande área. Marco Van Basten, Romário e Ronaldo sabem muito bem disso. Mas o polonês Robert Lewandowski nasceu em outra geração. Um ano mais novo do que Lionel Messi e com três a menos do que Cristiano Ronaldo, o atacante do Bayern de Munique viu esses dois contemporâneos dominarem os prêmios do futebol mundial pelas beiradas do campo. Na temporada 2019/2020, com com 55 gols, os títulos da Copa da Alemanha, do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões, Lewandowski devolveu o protagonismo à boa e velha camisa 9. Informações do site GloboEsportes.com

Lewandowski comemora o título da Liga dos Campeões com bandeira da Polônia

- Quando eu era jovem, já sabia que a posição de centroavante exigia aquela presença na área, mas achava que deveria fazer algo diferente. Ser parte do time e não ficar esperando a bola. No futebol moderno você precisa tentar ser esse jogador. E eu sempre quis ser um dos melhores. Algumas vezes, um centroavante fica muito tempo sem tocar na bola o que torna tudo mais difícil - disse Lewandowski durante uma entrevista coletiva virtual para divulgação da nova temporada da Bundesliga, que começa no dia 18 de Setembro, com um clássico entre Bayern de Munique e Schalke 04.

O Bayern do técnico Hansi Flick exige muita movimentação até para um atacante de 1,89m e com vocação para ficar na grande área como Lewandowski. O esforço vale a pena. Com 159 gols em 52 partidas oficiais na última temporada, o time conseguiu manter média de 3 gols por jogo, algo que já fazia os adversários entrarem em campo receosos. Apesar disso, nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, o Barcelona enfrentou o Bayern de peito aberto e levou uma goleada histórica por 8 a 2.

- Na fase final, já chegamos ao hotel em Portugal com a certeza de que éramos muito fortes. Eu até perguntei pra um jogador o que ele achava da partida com o Barcelona e ele disse que iríamos ganhar de 5 a 1. Depois, na véspera da final, perguntei para uns 6 jogadores o que eles achavam que aconteceria e todos disseram sem pensar duas vezes “sim, com certeza o Bayern vai ganhar’, porque sabíamos da nossa força - lembrou Lewandowski.

Com os próprios pés o atacante polonês tirou alguns adversários do caminho rumo ao prêmio individual mais importante do futebol. A derrota humilhante do time de Lionel Messi diminuiu muito as chances de o argentino ser eleito pela sétima vez o melhor jogador do mundo. Na Juventus, uma temporada com apenas um título, o de campeão italiano, também deixou Cristiano Ronaldo distante do sexto troféu “FIFA The Best” dele. Acontece que a pandemia de coronavírus vem impedindo a FIFA de marcar a data da premiação, e um cancelamento, como já ocorreu com o tradicional Ballon D’Ór da revista “France Football”, não está descartado.

- Sim, eu sei que os meus números e os do Bayern foram muitos bons nessa temporada. Deveriam nos colocar na disputa pelos prêmios, até podendo ganhar. Mas eu não penso muito sobre essas coisas. Claro, será incrível se eu tiver a chance de ganhar. Mas, agora, isso não é a coisa mais importante na minha vida. Nessa próxima temporada, acho que vamos ter o ano mais difícil de nossas vidas, muitas vezes entrando em campo a cada três dias - disse Lewandowski em referência à temporada mais curta por causa da Covid-19 e com a disputa da Euro em 2021, após a maratona de partidas pelos clubes.

Para enfrentar um calendário tão intenso, Robert Lewandowski espera que o Bayern de Munique contrate mais jogadores até o fim da janela de transferências, em outubro. Por via das dúvidas, caso os reforços não venham para dar um descanso ao polonês em algumas partidas, ele tem feito uma pré-temporada diferente, focada no condicionamento físico a longo prazo. Quando perguntado sobre quais são os melhores camisas 9 do mundo e quem o Bayern poderia contratar, Lewandowski mostrou uma característica incomum entre os melhores atacantes do futebol.

- Há muitos jogadores bons por aí, mas quando eu pensar em algum pra jogar no Bayern vou ter que falar com o meu chefe antes. Falando de camisas 9, centroavantes mesmo, tirando outros jogadores ofensivos, acho que os melhores são o Sérgio Aguero, o Harry Kane, o Timo Werner e o Karim Benzema - disse o o polonês sem se incluir na lista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES