Lewis Hamilton recebe título de cidadão do Brasil na Câmara dos Deputados

Heptacampeão esteve presente em cerimônia no legislativo na tarde desta segunda-feira e recebeu o carinho dos brasileiros

Hamilton foi recebido na Câmara dos Deputados para título de cidadania | Foto: Karina Azevedo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados do Brasil abriu as portas para receber o heptacampeão de F1 Lewis Hamilton na tarde desta segunda-feira, em Brasília. A sessão solene foi presidida pelo deputado Arthur Lira (PP/AL) que entregou ao piloto da Mercedes o título de cidadão honorário do país, concedido em junho, deste ano, através do projeto de resolução de autoria do deputado André Figueiredo (PDT/CE).

- Não consigo explicar esse amor que vocês mostram todos esses anos a mim. Não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês me trouxe uma energia maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração. Agora posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil - comemorou o piloto britânico.

Gesto

O desejo desta homenagem surgiu após Hamilton vencer o GP de São Paulo de 2021, no Autódromo de Interlagos. Na ocasião, o britânico foi de 10º a 1º e reproduziu o gesto do tricampeão Ayrton Senna, do qual é fã declarado: carregou a bandeira do Brasil consigo no carro e no pódio.

Lewis Hamilton recebe título de cidadão brasileiro - Foto: Adriano Machado

Homenagem

Fortemente ovacionado, Hamilton foi homenageado nos discursos de Lira e Figueiredo. Os parlamentares ainda fizeram menções, em tom de brincadeira, à polêmica do GP de Abu Dhabi de 2021 - na qual o piloto da Mercedes perdeu a chance de conquistar o octacampeonato mundial.

- O piloto e homem que temos alegria de homenagear hoje já se tornou ídolo de todos os brasileiros. Britânico de nascimento e brasileiro de coração. E como todos os brasileiros, é fã do grande e saudoso Ayrton Senna. Senhoras e senhores, além de vencer um grande número de corridas, ele também colocou sua visibilidade internacional a serviço de causas mais nobres; defesa do meio ambiente e das minorias são só algumas. O título de cidadão honorário é um reconhecimento por atitudes inspiradoras, mas também um voto pra que a nação brasileira, unida e inspirada por grandes campeões, siga em direção ao futuro. O povo brasileiro acolheu a Hamilton como um dos seus - disse Lira, sob forte comoção do público presente.

O britânico de 37 anos chegou à Câmara falando em português, cumprimentando os presentes com um "boa tarde", agradecendo o carinho do público, e fazendo menção ainda à Seleção Brasileira de futebol. Além dos parlamentares, a cerimônia ainda contou com a presença de influenciadores e nomes do movimento negro do Brasil.

Lewis Hamilton chegou a  reproduzir o gesto de Ayrton Senna com a bandeira do Brasil  -AFP

"Queria agradecer à todos que fizeram esse dia possível, todos na Câmara que trabalharam pra esse dia acontecer. Quando estive aqui em 2007 foi muito especial, mas ano passado o amor e carinho que recebi de vocês foi coisa de outro mundo. Quero dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna. Seus amigos, familiares e fãs. Tinha cinco anos quando o vi correndo e sabia que queria me tornar piloto e campeão mundial. Sou apaixonado pelo Brasil e foi por essas lentes que comecei a ver vocês. Não vejo a hora de ir aos lugares lindos desse país e quero passar muito mais tempo com vocês aqui. Quando vejo as pessoas nas suas diversidades lutando pelo que acreditam, isso me leva além. Sempre quis ser um piloto de Fórmula 1 e muita gente me colocou para baixo, me desmotivando. Queria deixar um recado pra juventude aqui hoje: nunca desista do sonho de vocês", disse Hamilton.

O projeto teve o deputado André Figueiredo como autor. Como se tratou de um projeto de resolução da Câmara, o texto não precisou ser votado no Senado, culminando assim com a intitulação de Hamilton.

Hamilton segue para um encontro com ativistas negros e inicia a preparação para o GP de São Paulo da F1. A etapa, no Autódromo de Interlagos, será realizada neste fim de semana, de 11 a 13 de novembro.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES