Liga Alemã diz que está pronta para voltar em maio

Retorno do Campeonato Alemão seria sem público nos estádios e cumprindo rígidos requisitos de higiene

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Liga de Futebol da Alemanha (DFL, na sigla em alemão) afirmou nesta quinta-feira que o Campeonato Alemão está preparado para voltar em maio, na primeira e segunda divisões, sem público nos estádios, e que a decisão final agora depende da autorização do governo. Uma reunião com autoridades políticas será realizada na próxima quinta para discutir o retorno do futebol no país. Informações do site GloboEsportes.com

- Não está em nossas mãos dizer se vamos voltar ou quando. Temos muitas opções. Se tivermos uma sinalização na próxima semana de que pode ser no dia 9 de maio, então será no dia 9 de maio - afirmou o presidente da DFL, Christian Seifert.

A DFL, responsável pela organização da Bundesliga, Bundesliga 2 e Supercopa da Alemanha, já havia apresentado um planejamento para retorno dos jogos após 31 de abril, o prazo atual de suspensão do futebol na Alemanha. O plano foi bem aceito pelos chefes de governo da Renânia do Norte-Vestfália e da Bavária, além do Ministro da Saúde alemão, que participaram na terça-feira de uma transmissão do jornal "Bild".

De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde, a Alemanha registrou até esta quinta-feira 148 mil casos de Covid-19 com 5.094 mortes pela doença.

 Proibição de torcida até mesmo fora dos estádios

Na reunião da DFL nesta quinta, ficou determinado um limite de pessoal operacional nas partidas, incluindo jornalistas: 98 pessoas dentro de campo, 115 nas arquibancadas e, dependendo do estádio e do jogo, mais 109 pessoas na área externa, incluindo policiais. Para os jogos da segunda divisão, o limite é de 90 pessoas em campo, 98 na arquibancada e, se preciso, mais 82 na área externa.

Christian Seifert alertou que não será permitida aglomeração de torcedores nos arredores dos estádios para apoiar os times em dias de jogo, e que a partida pode ser cancelada se a regra não for respeitada.

- Espero que os clubes consigam explicar isso aos seus torcedores. Quando voltarmos a jogar, as aglomerações fora do estádio devem ser evitadas. Os torcedores precisam aceitar que os jogos não serão realizados desse modo, e se isso acontecer durante a partida, ela será cancelada - alertou o dirigente.

O retorno dos jogos na Alemanha em maio está vinculado a um plano sanitário elaborado por uma força-tarefa chefiada pelo doutor Tim Meyer, que inclui rígidos requisitos de higiene, teste rigorosos e monitoramento permanente dos jogadores. Além de um acordo com cinco grupos de laboratórios para apoio especializado, foi assinado um contrato com a Sonic Healthcare para testes abrangentes de anticorpos dos jogadores para um estudo clínico.

Uma das preocupações da DFL é evitar críticas de que os jogadores estejam recebendo um tratamento privilegiado em relação ao restante da população alemã durante a pandemia de coronavírus. Segundo o órgão, no entanto, os testes realizados para cumprir os requisitos da DFL abrangeriam menos de meio porcento da capacidade de testes do sistema de saúde do país. Além disso, a DFL fornecerá 500 mil euros em testes adicionais para serem usados no serviço público de saúde.

 Acordo com parceiros de mídia e apoio 

a clubes menores e futebol feminino

"Todos os laboratórios deram garantias por escrito de que as capacidades atuais são suficientes e que os testes para Covid-19 realizados pelos jogadores da Bundesliga e da Bundesliga 2 não resultam em restrições ou limitações nas capacidades de teste. De acordo com o relatório de gerenciamento do Instituto Robert Koch em 22 de abril, o volume de capacidades de teste atualmente é de 818.000 por semana, com base nos dias úteis. O futebol profissional nem provaria 0,4% desse total. Também se pode supor que as capacidades laboratoriais disponíveis na Alemanha aumentem ainda mais", diz um trecho da nota oficial divulgada nesta quinta pela DFL.

A Liga Alemã também anunciou um acordo com quase todos os parceiros de mídia para garantir os pagamentos previstos para a temporada, desde que a primeira e a segunda divisões do Alemão possam ser concluídos até 30 de junho. Também ficou decidido que 7,5 milhões de euros provenientes de um fundo de solidariedade de 20 milhões criado por Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e RB Leipzig serão destinados para as equipes da terceira divisão e da Bundesliga Feminina. Não serão beneficiadas pelo fundo as versões femininas dos clubes da Bundesliga, bem como os times B masculinos desses clubes da elite que disputem a terceira divisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES