Liga da Ilhas Faroe terá início neste sábado

Competição, que deveria iniciar em março, é a primeira que começa na Europa após a interrupção por causa do novo coronavírus

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O futebol europeu acompanhará, a partir de amanhã, a primeira competição que tem início após a paralisação em quase todos os países (exceto Belarus) por causa da pandemia da Covid-19. Trata-se do campeonato das Ilhas Faroe. Todos os cinco jogos ocorrerão neste sábado, com destaque para o duelo do campeão KL Klaksvik contra o B36 Tórshavn. Informações do site Terra

Diferentemente da grande maioria das competições do Velho Continente, o campeonato das Ilhas Faroe não é jogado no calendário mundial do futebol (entre agosto e junho), mas começa em maio e termina em outubro.

Por causa do coronavírus, a competição teve de ser adiada. Mas agora é a primeira a retornar na Europa por muitas variáveis. Como a ilha fica bem afastada do continente e a população é pequena (50 mil habitantes), o governo deste território - que pertence à Dinamarca mas tem status de país para a Uefa e a Fifa - conseguiu controlar a pandemia (até quinta-feira, foram 187 casos confirmados e nenhuma morte). Com isso, o governo decidiu liberar os treinos no fim de abril e autorizou o início da competição.

E como o futebol está paralisado em quase todos os países do mundo, o interesse pelo campeonato feroês vem sendo bem maior que o normal, para um país cuja liga incipiente (uma das três menos relevantes da Europa) dá ao campeão o direito de jogar a primeira fase eliminatória da Champions (contra rivais de Gibraltar, Andorra e San Marino). Prova disso é que, esta semana, a federação local fechou um contrato para a transmissão das partidas para a Noruega (já tinha fechado para a Dinamarca).

A Liga das Ilhas Faroe, que existe desde 1942, conta com 11 equipes semiamadoras que jogam em pontos corridos - turno, returno e terceiro turno. No fim, o campeão se garante na fase 1 da Champions e três vão para a Liga Europa. O lanterna é rebaixado. Os dois grandes do país são HB Tórshavn (23 títulos nacionais e 25 vices) e o atual campeão KL Klaksvik (18 títulos e 13 vices).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES