Lista da Copa: será que vai ter figurinha nova no álbum de Dunga?

Técnico convoca nesta terça-feira 23 jogadores para o Mundial na África do Sul

O álbum de Dunga está quase completo. | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O álbum está quase completo. Julio César, Robinho, Lúcio e Kaká, por exemplo, já estão com as fotos coladas na página da seleção brasileira. Com um bolo de opções na mão, Dunga vai revelar nesta terça-feira as últimas peças que faltam para fechar o grupo de 23 jogadores da Copa do Mundo. Haverá surpresas? Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Neymar contam com apelo popular e correm por fora. E Adriano? Será que a má fase do Imperador abalou a confiança do capitão do tetra? E a lateral esquerda? As respostas serão dadas no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), às 13h (de Brasília), quando as figurinhas serão carimbadas.

Desde que assumiu o comando após a saída de Carlos Alberto Parreira em 2006, Dunga mantém o discurso da coerência em suas convocações. Ao todo, chamou 89 atletas até hoje. Apesar de críticas, confia em alguns jogadores e faz questão de deixar claro que prestigiará aqueles que nunca rejeitaram um chamado seu.

- Eu acho que não existe surpresa porque é todo um trabalho de três anos e meio, cada um aproveitou as suas oportunidades e como é que vai ter surpresa? Quem entende de futebol, quem acompanha futebol, sabe que não existe surpresa - disse o treinador em 15 de abril, durante evento em uma escola de Porto Alegre.

Na última segunda, durante o lançamento do novo ônibus da seleção na sede da CBF, o treinador fugiu do assunto ao ser questionado por jornalistas sobre a lista:

- Vocês precisam esperar amanhã (terça).

Pelas normas da Fifa, Dunga tem que apresentar 30 nomes nesta terça. Porém, o técnico dará a lista com apenas os 23 que começarão os treinamentos no dia 21 em Curitiba . Os jogadores serão apresentados em um telão e provavelmente o capitão do tetra não vai ler a relação, aparecendo apenas para a entrevista coletiva em seguida.

Mais tarde, a CBF vai revelar quem são os outros sete. No dia 1º de junho, a federação tem que enviar à Fifa a relação final de 23 atletas (escolhidos entre os 30 iniciais). Depois, ainda poderá haver trocas: até 24 horas antes da estreia, um jogador machucado poderá ser cortado para a entrada de outro, sem a obrigação de este ter sido colocado entre os 30. A seleção treina até o dia 26 no CT do Atlético-PR e depois embarca para a África do Sul, onde ficará concentrada em Joanesburgo. O time estreia em 15 de junho contra a Coreia do Norte, depois pega a Costa do Marfim em 20 de junho e encerra a participação no Grupo G contra Portugal cinco dias depois.

Ronaldinho e Ganso mais cotados que Neymar

Dunga deixou claro nos últimos meses que tem uma base pronta do time titular: Julio César, Maicon, Juan, Lúcio, Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano, Kaká, Robinho e Luis Fabiano. A lateral esquerda é a principal dúvida e não há grandes pistas sobre quem irá para a posição.

A preocupação em torno da fase recente de Kaká e Adriano gerou dúvidas também no meio-campo e ataque. Enquanto Paulo Henrique Ganso brilha no Santos e Ronaldinho Gaúcho cresceu de produção com a camisa do Milan, Kaká sofreu com lesões e pouco atuou nos últimos seis meses. Já o Imperador apareceu mais em fofocas fora de campo do que com gols dentro dele e viu Neymar virar adulto no Peixe.

- Eu levaria Neymar e Ganso, mas acho muito difícil o Dunga fazer isso. As únicas novidades que devem acontecer é ele levar o Ganso ou o Ronaldinho Gaúcho. Fora isso, eu não acredito que terá nenhuma novidade, não. O time já está montado ? analisou o comentarista Caio Ribeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES