Lusa aproveita cabeça da Ponte Preta em final,vence e afasta rebaixamento

Com um gol em cada tempo, Portuguesa vence pela primeira vez no Moisés Lucarelli em jogos do Brasileiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ponte Preta entrou em campo rebaixada. Entrou, também, focada na decisão da Sul-Americana. Não à toa, pôs somente reservas em campo. Ninguém tem nada com isso. Muito menos a Portuguesa, que foi a Campinas para se livrar definitivamente do perigo do rebaixamento e, ao final de cansativos 90 minutos, conseguiu. Com gols de Henrique, em falha de marcação da zaga adversária, e Wanderson, após bela troca de passes do ataque, a Lusa fez 2 a 0 na Macaca em um vazio Moisés Lucarelli e garantiu permanência na elite do Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano seguido (só um desastre faz a Rubor-Verde cair). Ao time da casa, resta contar os dias para quarta-feira, quando começa a disputa por um título internacional.

A vitória fora de casa neste domingo - a segunda nos últimos três jogos do Brasileirão - faz a Portuguesa alcançar 47 pontos e ultrapassar o Internacional. Agora na 13ª posição, a Lusa praticamente só cumpre tabela na última rodada, domingo que vem, contra o Grêmio, no Canindé. A única chance de queda é se Inter, Criciúma, Coritiba e Vasco vencerem na última rodada (os cariocas ainda precisam descontar a diferença de 11 gols de saldo).

Libertadores que também passa pela cabeça da Ponte. Vice-lanterna no Brasileiro, com apenas 36 pontos, a Ponte se despede do Brasileirão no próximo fim de semana, contra o Inter, no Centenário, em Caxias do Sul. O foco, porém, é além da última rodada: nas duas próximas quartas, a Macaca enfrenta o Lanús e disputa o título da Sul-Americana, que pode até interferir na classificação do Nacional. Afinal, Ponte campeã significa a diminuição de G-4 para G-3 - coisa que Goiás, Botafogo e Vitória não gostariam.

Interesse da Lusa faz a diferença

A bola nem tinha rolado para Ponte Preta e Portuguesa e a importância da partida já havia diminuído pela metade. O rebaixamento da Macaca, graças ao empate entre Fluminense e Atlético-MG, fez com que o time da casa desse ainda menos atenção ao duelo deste domingo. Jorginho mandou um time cheio de jogadores que tiveram poucas oportunidades sob seu comando (Daniel, Betão, Raphael Silva e Ferrugem, por exemplo). Melhor para a Portuguesa.

Ainda precisando de pontos para se livrar da queda, a Lusa foi para cima desde o início. Teve a chance de marcar com o artilheiro Gilberto, que parou na dividida com Daniel, mas só abriu caminho para a vitória minutos depois, com o atacante menos badalado. Henrique aproveitou escanteio cobrado por Souza e, sem marcação, só testou para a rede.

Um time já rebaixado sofre um gol em casa e se aproxima de mais uma derrota. Motivo para críticas? Não no Moisés Lucarelli. Se o time - mesmo os reservas que foram a campo - estavam com a cabeça no Lanús, a torcida mais ainda espera pela partida de quarta. Prova de que o jogo deste domingo no Majestoso foi, para o lado alvinegro do confronto, apenas mais um compromisso.

Sem nada a ver com o desinteresse, a Portuguesa seguiu o plano de deixar Campinas livre de vez do fantasma da Série B. Luis Ricardo acertou a trave na última chance de perigo do primeiro tempo e mostrou que a Lusa, mesmo longe do Canindé, sentia-se em casa no Moisés Lucarelli.

Aposta de Guto garante a vitória

O amplo domínio não satisfez Guto Ferreira, que preferiu trocar a criatividade de Souza por um posicionamento mais seguro com Wanderson. O meio-campista mostrou a que veio na primeira bola que pegou, ao forçar Daniel a grande defesa - minutos depois, livre, ele ainda desperdiçou outro chute quase que na pequena área. O jogador ainda decidiria a partida na metade do segundo tempo.

A troca de Guto Ferreira fez a Ponte se soltar aos poucos, especialmente em jogadas pelo lado direito. A cabeça, porém, não ajudou. Jorginho tentou modificar algumas peças, mas Rafael Ratão, Luizinho e Ferron não alteraram suficientemente a atuação da Macaca.

A Portuguesa aproveitou os erros pontepretanos para garantir a vitória com uma rápida troca de passes. Henrique recebeu dentro da área e rolou para Wanderson, que tocou para o gol vazio e confirmou a expectativa de Guto Ferreira. A jogada garantiu números finais ao jogo, satisfez a Lusa e impediu qualquer tentativa de reação da Ponte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES