Lutadora piauiense acumula medalhas em campeonatos nacionais

Lutadora piauiense acumula medalhas em campeonatos nacionais

Isabel Cristina Soares, de 19 anos | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lutadora de jiu-jítsu Isabel Cristina Soares, de 19 anos, é destaque no esporte em âmbito nacional. Moradora do bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, Bel – como é apelidada carinhosamente por amigos e admiradores – já conquistou muitas medalhas nas competições por onde passou, obtendo destaque internacional.

“Meu foco não é somente aqui no estado, é mais pra fora, em campeonatos maiores”, diz a atleta. Bel coleciona medalhas, e as principais são as que representam as conquistas mundiais da campeã: um ouro – conquistado em 2009, quando ainda era faixa amarela – e três medalhas de prata, conquistadas nos mundiais de 2010, 2011 e 2012.

Agora, com a faixa roxa na cintura, Bel vai disputar esta semana, dos dias 14 a 17 de agosto, o mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE) em São Paulo. “Acredito que eu seja a faixa roxa mais nova de Teresina”, diz.

Para Isabel, representar o Dirceu em nível mundial lhe traz altivez. “É um orgulho representar o Dirceu pelo fato de ter vivido minha vida inteira no bairro. Hoje em dia muitas pessoas estão valorizando e reconhecendo o jiu-jítsu, e também o esporte no Dirceu.

O orgulho que tenho do meu bairro é em relação ao apoio que tenho dos meus amigos, e também de ver as pessoas que lutam todo dia, acordam cedo... Isso me inspira bastante”.

E falando em inspirações, quando questionada sobre quais atletas motivaram o estilo de luta de Bel, a garota diz não ser como a maioria: “As meninas que começam a treinar se inspiram na Kyra Gracie, mas eu não, comigo foi diferente. 

Vi uma luta de uma atleta chamada Fabiana Borges e adotei o meu estilo de luta baseada nela. Quando assisti, ela ganhou o mundial em menos de 20 segundos”, relata.

Atualmente, quem mais apoia a atleta é a mãe, Letice Soares. No começo, existia um certo receio em relação a menina praticar o esporte: “Antes já foi mais [machista], quando comecei a fazer o esporte minha mãe foi a primeira a dizer não.

Mas quando ganhei a primeira competição, ela viu que eu tinha potencial”, diz Bel. Dona Letice reconhece que mudou os valores: “Eu dizia ‘Bel, isso é coisa de homem!’, mas hoje em dia abraço a ideia. Acabou esse negócio de preconceito de mulher em luta”, diz.

Mais 6 atletas compõem o time piauiense no mundial da CBJJE 

Além de Bel, mais seis atletas compõem a delegação piauiense, são eles o professor Fábio Carvalho (faixa preta), Davi Samuel (azul), Kelson Vieira (azul), Davi Samuel (amarela), Stefano Nascimento (azul), Jam Marcos (branca) e Phelipe Simões (azul). Mas o número de competidores poderia ser maior se não houvesse as dificuldades financeiras.

"A escassez de patrocínio é a maior dificuldade. Existe a lei de incentivo ao esporte, mas ela não é tão praticada aqui no nosso estado", aponta Fábio Carvalho.

Para ir ao CBJJE, Bel teve o apoio do Governo do Estado do Piauí e também da iniciativa privada, mas nem todos que praticam o esporte têm a mesma sorte de conseguir patrocínio suficiente para arcar com os custos. 

Além de gastos com a alimentação e treinos, os atletas precisam de dinheiro para pagar as passagens aéreas para São Paulo - a competição vai acontecer no Parque Ibirapuera - e também para pagar as inscrições, que custam entre R$ 70 e R$160. 

Mulheres em situação de risco vão treinar jiu-jítsu com Bel 

Além de talentosa, Isabel Soares também tem um coração enorme. Em parceria com a igreja que frequenta, Bel vai levar o jiu-jítsu para mulheres com problemas de drogadição. 

O projeto vai auxiliar mulheres em situação de risco:
"Vou ter um projeto junto com uma clínica de dependentes químicos da Igreja Filadelfia, para ensinar jiu-jítsu e defesa pessoal para mulheres. A maioria dessas mulheres são muito vulneráveis a estupros, agressões e violência. Na clínica, elas vão aprender a se defender", diz.

A mãe de Bel quer levar o projeto também para crianças, como uma maneira preventiva: "O esporte é a saída para tudo que é ruim. Através do esporte, o jovem passa a ter uma disciplina e não tem tempo pra coisa ruim. Queremos trabalhar com a criançada do Grande Dirceu, vamos botar é 'quente'", complementa Letice Soares.




 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES