mais

Luxemburgo: “Palmeiras abre Estadual de forma diferente”

Verdão faz sua primeira partida oficial na temporada nesta quarta-feira, visitando o Ituano.

Às 19h15 desta quarta-feira, o Palmeiras inicia sua caminhada no Campeonato Paulista, diante do Ituano, fora de casa, de uma forma bem distinta do que ocorreu em 2019. E a presença de Vanderlei Luxemburgo, único técnico que conquistou o torneio no clube nos últimos 44 anos, não é a única diferença. Até mesmo a cisão política com a Federação Paulista de Futebol (FPF) teve trégua. Informações do Terra.

Luxemburgo é o único treinador que ganhou Paulista pelo Palmeiras desde 1976 (Cesar Greco/Agência Palmeiras) .Luxemburgo é o único treinador que ganhou Paulista pelo Palmeiras desde 1976 (Cesar Greco/Agência Palmeiras) .

Na final do Estadual de 2018, após perder o título nos pênaltis, no Allianz Parque, para o arquirrival Corinthians, em jogo sob acusação de interferência externa ilegal na arbitragem, o presidente Mauricio Galiotte chamou o torneio de Paulistinha. E rompeu com a FPF, a ponto de não participar nem enviar representantes em reuniões da entidade. Mas as partes se reaproximaram. E Felipe Melo, novo capitão, deixou clara a nova visão sobre o Estadual.- A cobrança começa internamente. Depois, passa para o externo. A gente sabe que todos querem ganhar do Palmeiras. Nós nos preparamos para isso, tivemos treino de manhã (no mesmo dia de jogo da Florida Cup). O foco já é pensar no Ituano, porque este negócio de Paulistinha não existe - declarou o ex-volante e hoje zagueiro após o 0 a 0 diante do colombiano Atlético Nacional (seguido de vitória nos pênaltis), uma semana antes da estreia no Paulista.

A postura muda também após um 2019 absolutamente frustrante. O Verdão começou o ano passado como atual campeão brasileiro e mirando mais taças, mas terminou a temporada sem nenhuma conquista e com uma profunda ruptura no departamento de futebol, com a saída do diretor Alexandre Mattos e a opção por enxugar o elenco, priorizando saídas para recuperar poderio financeiro. Começar a nova era ganhando um título paulista é interessante.

Para isso, Vanderlei Luxemburgo tem currículo incontestável. Escolhido depois do insucesso na tentativa de contratar o argentino Jorge Sampaoli, o técnico é o único que conquistou o Estadual pelo Palmeiras desde 1976, quando o título veio sob o comando do ex-volante e ídolo Dudu. Foi com Luxa que acabou um jejum de quase 17 anos sem conquistas, com o histórico título de 1993. Depois, o treinador voltou a ganhar o torneio pelo Verdão em 1994, 1996 e 2008.

Apesar de um declarado desprezo político recente, o time tem chegado perto do título paulista. Esteve nas semifinais nas seis últimas edições, sendo vice-campeão em 2015 e 2018, ambas nos pênaltis, para Santos e Corinthians, respectivamente, e caindo nas penalidades nas semifinais também em 2016 (Santos) e 2019 (São Paulo). Apenas Ituano (2014) e Ponte Preta (2017) pararam o Verdão somente no tempo normal no Estadual.

Com tudo isso em mente, o time, que voltou dos Estados Unidos com o troféu da Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada, encara o Ituano. Ainda longe do ideal, com 16 dias de trabalho, sem nenhum reforço anunciado e Luxemburgo tentando ajustar uma escalação que vença e encante, como a torcida quer. O primeiro jogo oficial das temporadas sempre tem sido pelo Paulista. Agora, porém, declaradamente tido como importante.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail