Luxemburgo reforça a era de técnicos “descartáveis”

Após 24ª rodada na Série A, nenhuma equipe mantém o mesmo técnico do início do ano.

Luxemburgo deixou o Atlético-MG. | Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo do Atlético-MG, após a derrota do time para o Fluminense, por 5 a 1, nesta quinta-feira (23), fez com que todos os times do Campeonato Brasileiro já tenham trocado de treinador ao menos uma vez desde o início do ano. A saída de Luxa também realçou o declínio de um dos treinadores mais vitoriosos do Brasil, que tem encontrado dificuldade sem precedentes para obter êxitos.

A qualidade ?descartável? do cargo de treinador é mais forte do que parece. Apenas Botafogo, Fluminense e Guarani mantêm seus técnicos desde o início do Brasileirão, mas trocaram de comandante no primeiro semestre. Assim, o mais antigo treinador da Série A é agora o botafoguense Joel Santana, que assumiu o cargo em janeiro, depois de o Alvinegro sofrer uma goleada por 6 a 0 diante do Vasco, ainda na Taça Guanabara.

Esses números são muito incompatíveis com os dados de outros países. A Inglaterra é o local mais emblemático para essa comparação. Alex Ferguson, treinador do Manchester United, está no cargo há 24 anos. Arsène Wenger, do Arsenal, é técnico do clube londrino há menos tempo: ?apenas? 14 anos.

É verdade que, em algumas ocasiões, a demissão não ocorreu em virtude dos resultados. É o caso do líder Corinthians, que perdeu Mano Menezes para a seleção brasileira e teve de recorrer ao ex-cruzeirense Adilson Batista. No Ceará, PC Gusmão saiu por uma melhor oportunidade no Vasco. Contudo, a equipe cearense entrou para a estatística negativa pouco depois, ao demitir Estevam Soares e Mário Sérgio.

Nesta semana, o técnico mais vitorioso do ano até agora, o santista Dorival Júnior, foi demitido em uma das movimentações mais polêmicas do mercado dos treinadores. Ele quis barrar o atacante Neymar do jogo contra o Corinthians, por indisciplina. A diretoria do Peixe disse que tinha combinado o contrário com ele e optou pela sua saída.

Para Luxemburgo, a reposição é complicada. Peixe e São Paulo estão com técnicos postiços, mas Luxa tem a porta fechada em ambos. No Santos, ele disse neste ano que não trabalharia mais, depois de uma polêmica envolvendo Robinho, na qual ele se disse desrespeitado. Já o Tricolor sempre se mostrou avesso ao trabalho do polêmico Luxemburgo.

A demissão também mostra a crise que Luxemburgo vem enfrentando em sua carreira. Maior vencedor de Campeonatos Brasileiros, com cinco conquistas, ele não vence um torneio nacional desde 2004, com o próprio Santos. Depois disso, seus troféus se restringiram aos Estaduais. O grande salto de sua carreira também acabou em fracasso: foi demitido em 2005 do Real Madrid, da Espanha, depois de falhar em transformar um time cheio de craques em uma equipe vencedora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES