Massa revela que chegou a pensar em aposentadoria e mudar de equipe

Durante a difícil fase que viveu no 1º semestre do ano passado, brasileiro diz que também cogitou deixar a Ferrari

Felipe Massa | Studio Colombo/Ferrari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante aquele que provavelmente foi o pior período de toda sua carreira, Felipe Massa revelou ter chegado a pensar em se aposentar da F1 ao fim de 2012.

Enquanto o companheiro Fernando Alonso conquistava grandes resultados para a Ferrari no primeiro semestre do ano passado, o brasileiro se perdia entre erros e falta de desempenho, com atuações que o levaram até a ser chamado de ?desperdício de gasolina? pela revista italiana ?Autosprint?.

Em entrevista ao canal britânico ?BBC?, durante o evento Wrooom, promovido pela Ferrari em Madonna di Campiglio, o piloto de 31 anos também relatou ter cogitado deixar a Ferrari, afirmando que ?muita coisa passou pela sua cabeça? durante a conturbada fase.

?Sim?, respondeu, ao ser perguntado sobre a ideia de se aposentar ao fim da última temporada. ?Pensei sobre muitas coisas. Pensei que talvez estivesse acabado, ou em talvez não ficar na Ferrari. Eu não sabia o que iria acontecer. Muitas coisas estavam dentro da minha cabeça?, contou.

Conforme já havia dito à revista brasileira ESPN, no meio ano passado, Massa voltou a mencionar a busca de auxílio psicológico para tentar recuperar a boa forma, mas também frisou o apoio da família para o sucesso de sua recuperação.

Por tudo isso, o vice-campeão de 2008 ressurgiu com uma nova postura e desempenho convincente na segunda metade da temporada, algo crucial para que a Ferrari renovasse seu contrato por mais um ano e permitisse que ele defendesse a escuderia de Maranello pela oitava temporada seguida.

?Conversei com todo o mundo, mas também fiz um trabalho com um psicólogo profissional da área esportiva. Isso foi só o começo. Depois disso, eu consegui mudar a direção dos pensamentos e do trabalho. Acho que fiz uma espécie de treinamento. Mas também acho que minha família ajuda, com certeza 100%?, resumiu.

Felipe salientou ainda a importância de converter a nova conduta em conquistas positivas dentro da pista. ?Os resultados são a coisa mais importante. Se você é capaz de mostrar que as coisas podem mudar muito rapidamente na F1, as pessoas que estavam certas de que você já era começam a dizer coisas diferentes depois?, ressaltou.

?Muita gente disse que eu estava só desperdiçando gasolina no começo do ano. Depois, elas queriam que eu ficasse na Ferrari, porque era a melhor opção. É importante trabalhar para ter bons resultados. Se você tiver isso, nada mais importa?, seguiu.

Por fim, Massa repetiu uma afirmação, feita já no ano passado, de que considera Alonso o companheiro de equipe mais difícil que já teve na carreira, mesmo em comparação com Michael Schumacher.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES