Mbappé, Gabriel Jesus.Veja os jogadores que podem jogar nas Olimpíadas

Lista mostra jogadores com alguma relevância na Europa que estão aptos para ir a Tóquio.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil garantiu classificação para o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos no último domingo ao derrotar a Argentina num jogo de vida ou morte. O próximo objetivo passa a ser, portanto, contar com o maior número de jogadores aptos para ir a Tóquio em julho – o regulamento permite apenas sub-23, ou seja, nesta edição nascidos a partir de 1º de janeiro de 1997.

Listamos abaixo alguns dos jogadores que ajudariam a elevar o nível do futebol masculino nas Olimpíadas e não estiveram no Pré-Olímpico (das 16 vagas, restam apenas duas a serem preenchidas pela Concacaf). Todos estão aptos, nenhum garantido. Veja:

Brasil

Lautaro Martínez, Gabriel Jesus e Mbappé estão entre os jovens destaques com idade olímpica — Foto: Infoesporte 

  • Gabriel Jesus: o atacante tinha então 19 anos quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos de 2016. Agora, aos 22, está mais maduro e tem revezado com Agüero um lugar no ataque do Manchester City – tem 33 jogos (19 como titular) e 16 gols na temporada. É frequente na seleção principal.
  • Richarlison: titularíssimo do Everton aos 22 anos, o atacante já soma nove gols na Premier League. Esteve em todas as listas de Tite em 2019. 
  • Rodrygo: apesar de o momento não ser dos melhores no Real Madrid (não participou de três dos últimos quatro jogos), tem oito gols na temporada, incluindo um hat-trick na Liga dos Campeões. Na seleção principal, o atacante de 19 anos jogou nos quatro amistosos de outubro e novembro.
  • Vinicius Junior: também com 19 anos, mas um pouco mais velho que Rodrygo, Vinicius está num momento melhor. Ainda faltam gols, no entanto: só três em 23 jogos (10 como titular) pelo Real Madrid. Na Seleção, apenas 16 minutos contra o Peru em setembro.
  • David Neres: não atua pelo Ajax desde novembro em função de uma lesão no joelho – que o tirou inclusive dos amistosos de novembro com a seleção principal. Na temporada, o ponta de 22 anos tem 20 jogos (12 como titular) e seis gols.
    Éder Militão: reserva de Sergio Ramos e/ou Varane no Real Madrid, o zagueiro de 22 anos joga quando pode. São 12 jogos até o momento na temporada. Também esteve nas últimas convocações de Tite para a seleção principal.

    Lucas Paquetá: ainda está sem se encontrar na Europa. Nesta temporada o meia de 22 anos soma 17 jogos (oito como titular) e nenhum gol. Mas mesmo assim foi chamado para a Copa América e amistosos posteriores.

    Renan Lodi: o lateral-esquerdo de 21 anos encaixou bem no Atlético de Madrid, onde foi titular em enorme parte da temporada. Pela Seleção, ganhou espaço nos amistosos de outubro e novembro.

    Douglas Luiz: o volante de 21 anos não foi liberado pelo Aston Villa para o Pré-Olímpico. A justificativa é plausível, já que é mais titular do que reserva na temporada. Tem três gols em 28 jogos na temporada.
  • Emerson: outro nome que Jardine gostaria de ter levado ao Pré-Olímpico. O Betis não liberou o lateral-direito de 21 anos porque o considera peça importantíssima. Já são 20 jogos, todos como titular, na temporada. O Barcelona detém parte de seus direitos.
    Gabriel Martinelli: aos 18 anos, teria idade até mesmo para as Olimpíadas de Paris em 2024. Mas a bola jogada atualmente já sugeriria uma convocação. São 10 gols em 23 jogos (13 como titular) pelo Arsenal na temporada
    Gerson: o único da lista a atuar no futebol brasileiro. O volante de 22 anos do Flamengo recusou a convocação para o Pré-Olímpico por estar há muito tempo sem férias. Fez dois jogos até o momento na temporada.

França


Neymar e Mbappé comemoram gol do PSG juntos — Foto: AFP 
Kylian Mbappé: a estrela da lista. Mesmo aos 21 anos, já ultrapassou a marca de 120 gols na carreira e é titularíssimo do PSG e seleção francesa.

Mattéo Guendouzi: o volante do Arsenal já foi convocado para a seleção principal, mas ainda está para fazer sua estreia. Está com 20 anos e é considerado um dos talentos da posição pela qualidade no passe e combate.
Houssem Aouar: a categoria de base do Lyon não é famosa à toa. O meia de 21 anos é mais um produto que em breve estará em clubes maiores. Foi titular na Eurocopa da categoria e atualmente manda no meio-campo do time francês, com sete gols na temporada.
Theo Hernández: vendido pelo Real Madrid ao Milan, o lateral-esquerdo de 22 anos é uma das gratas surpresas na temporada, tendo marcado seis gols em 21 jogos. É irmão mais novo de Lucas Hernández, titular da França na Copa de 2018.

Espanha

  • Ansu Fati: apenas 17 anos, mas futebol de profissional consolidado. Nascido em Guiné-Bissau, o atacante do Barcelona defende a seleção espanhola sub-21 e já quebrou alguns recordes por conta de seus gols.
  • Ferrán Torres: meia destro de 20 anos e também jovem (19 anos), Torres está na rota para se tornar um dos grandes jogadores do Valencia, onde está desde os seis anos. Na temporada, 30 jogos e cinco gols.
  • Mikel Oyarzábal: campeão europeu sub-21 em 2019 e titularíssimo da Real Sociedad, o ponta canhoto de 22 anos já soma sete gols no Campeonato Espanhol. Também participou das eliminatórias da Euro.
  • Dani Olmo: o meia de 21 anos foi contratado na janela de inverno pelo RB Leipzig após anos no futebol croata. Também foi campeão europeu em 2019 com direito a gols na semi e final.

Romênia

  • Ianis Hagi: não se engane pelo sobrenome. Ianis é filho do lendário Gheorghe Hagi, ídolo da seleção e do Galatasaray. Atualmente o meia de 21 anos está emprestado ao Rangers, da Escócia, mas já tem 10 jogos pela seleção principal.

Japão

  • Takefusa Kubo: quando atuava na base do Barcelona, ganhou o apelido de “Messi japonês”. Depois foi adquirido pelo Real Madrid, que o emprestou nesta temporada ao Mallorca, onde tem 21 jogos e um gol. Aos 18 anos, também já estreou pela seleção principal








Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES