Medalha reciclada? O que tem de curioso nas Olimpíadas de Tóquio

Os jogos olímpicos de Tóquio trazem peculiaridades de uma competição mundial repleta de muita preparação

O Fukushima City será um dos locais que acontecerão as competições | Waka77
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio ainda aguardam para acontecer em meio a tantas incertezas que foram impostas pela pandemia desde o ano passado, quando deveria ter sido realizada.

Mesmo assim atletas já estão se preparando para o mundial e o país está pronto para receber as competições. Aliás, o Japão está pronto já há um bom tempo. E como país asiático a preparação traz algumas curiosidades que vale a pena compartilhar, principalmente, com quem gosta de jogos.

Sem drones

O governo japonês decidiu pelo não uso de drones durante os Jogos Olímpicos. A decisão é uma forma de segurança deles. O mesmo já aconteceu, na Copa do Mundo de Rugby Union, em 2019, no país. 

Os japoneses tem bastante medo de ataques terroristas. A tática é reforçar a quantidade de policiais para ter uma olimpíada segura.

Voluntários nas olimpíadas

As inscrições para o programa de voluntariado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 foram abertas no dia 26 de setembro de 2018 e encerradas no dia 18 de janeiro de 2019.Um total de 204.860 inscrições de todo o mundo foram recebidas pelo Comitê Organizador. 

A primeira fase do treinamento foi em fevereiro de 2019, enquanto que a fase final do treinamento foi realizada em outubro de 2019.

Um dos lugares das competições é o Fukushima City/crédito Waka77

Medalhas recicladas

Em 2017, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 implementou um programa de reciclagem de eletrônicos em parceria com o Centro de Saneamento Ambiental do Japão e a principal operadora do país, a NTT docomo. A ideia era solicitar doações de diversos produtos eletrônicos para serem usados como o material base para a produção das medalhas.

A meta da organização era a de coletar mais 8 de toneladas de materiais. Postos de coletas foram colocados em diversos locais como rodoviárias,shoppings,supermercados e lojas da operadora. Um concurso nacional foi aberto para a escolha do design das medalhas foi aberto em dezembro de 2017.

Em maio de 2018, o Comitê Organizou anunciou que conseguiu a metade da quantidade necessária para a manufatura das medalhas de bronze (2,7 toneladas), mas que eles estavam com dificuldade para conseguir a quantidade de prata necessária. 

Embora as medalhas de prata e bronze utilizem apenas seus respectivos materiais, os requisitos do COI determinam que as medalhas de ouro utilizem a prata como base e sejam banhadas com ouro. A quantidade de bronze necessária foi completada em novembro de 2018,enquanto,que a expectativa para que a prata necessária fosse fechada em março de 2019.

Significado das medalhas

Em 24 de julho de 2019, durante as celebrações da contagem regressiva de um ano dos Jogos Olímpicos,o design das medalhas foi revelado. As medalhas foram desenhadas por Junichi Kawanishi e significam o big bang .

Mascotes: Miraitowa e Someity

Dos 2.042 inscritos foram selecionados 3 finalistas: O primeiro par que eventualmente foi escolhido,foi o de dois robôs na estética “ichimatsu” (mais conhecidos como os robôs das séries de super sentai) e tem na sua pintura o mesmo padrão quadriculado presente na logomarca dos Jogos. 

O segundo era inspirado no “maneki neko”, o gato da boa sorte, e uma raposa comumente vista em santuários xintoístas. O terceiro representava uma raposa e um cachorro com um laço de ouro nas costas. 

Os mascotes foram anunciados em 28 de fevereiro de 2018. O designer Ryo Taniguchi desenvolveu dois super-heróis, nas cores azul e rosa, sendo caracterizados pela hospitalidade, sendo que o azul é baseado na cor azul (Konjō-iro) que simboliza a fidelidade, é o mascote dos Jogos Olímpicos enquanto que o baseado na cor rosa (Kōbai-iro) simboliza primavera, juventude e boa saúde servirá para os Jogos Paralímpicos.(Fonte:Wikipedia)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES