Médico da FIFA sugere punição a jogador que cuspir em campo

Medida serviria para evitar propagação do coronavírus

Decisão | FIFA Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cuspir no chão não é uma prática higiênica. Em tempos de coronavírus, além de tudo, coloca em risco a saúde de quem está ao seu redor. Pensando nisso, o presidente do comitê médico da Fifa (Federação Internacional de Futebol), o belga Michel D’Hooghe, sugeriu punição aos atletas que cuspirem no gramado durante as partidas de futebol.

A informação é do jornal inglês The Daily Telegraph. O médico entende que, apesar de ser algo comum no futebol, a ação não é muito higiênica e ajuda a espalhar o coronavírus. Ele ressaltou que há a necessidade de proteger jogadores e funcionários que estão em campo. A sugestão seria aplicar cartão amarelo ao atleta que cuspisse no gramado.

A declaração de Michel D’Hooghe surge quando o futebol mundial começa a discutir a possibilidade do retorno das competições, inclusive sem público. Para ele, a prática é uma das razões pelas quais precisa-se ter muito cuidado antes de voltar com as partidas. Ele revelou não ser pessimista, mas que está bastante cético neste momento.

Antes mesmo da paralisação devido à pandemia de coronavírus, o futebol inglês já havia adotado uma medida para evitar a propagação da covid-19: os jogadores foram proibidos de apertar as mãos durante o protocolo pré-jogo. Contudo, a medida não evitava o contato entre os atletas quando a bola rolava.

Aos poucos, o futebol na Europa caminha para um retorno, ao menos nos treinamentos. Na própria Inglaterra, o Arsenal voltou às atividades na última segunda no Centro de Treinamento London Colney. O clube informou que o acesso é limitado e o distanciamento social é mantido o tempo todo. Segundo o Arsenal, os jogadores chegam ao CT sozinhos, trabalham individualmente e depois vão para suas casas. É importante lembrar que o técnico do Arsenal, o espanhol Mikel Arteta, foi diagnosticado com o coronavírus em 12 de março, o que levou ao cancelamento do Campeonato Inglês.

Além do Arsenal, West Ham, Brighton e Tottenham também reiniciaram as atividades, sempre com trabalhos individuais. Segundo a agência Reuters, as equipes do Campeonato Inglês vão discutir na próxima sexta opções para finalizar a temporada, porém, o reinício das partidas não deve ocorrer antes de junho. (Por Maurício Costa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES