Médico peruano diz que Guerrero usou remédio antigripal

A substância encontrada foi benzoilecgonina, metabólito da cocaína

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O responsável pela comissão médica da seleção peruana, Julio Segura, afirmou que sua equipe de trabalho não tem qualquer culpa pelo resultado analítico adverso apontado em exame antidoping de Paolo Guerrero, O atacante foi flagrado no teste realizado após a partida contra a Argentina, no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

A substância encontrada foi benzoilecgonina, um metabólito da cocaína. Segura explicou que Guerrero fez uso de medicamentos antigripais antes do jogo, mas que nenhum deles teria alguma substância proibida.

- Paolo esteve com um processo gripal, inclusive terminou com uma traqueíte (inflamação na traqueia), mas pudemos recuperá-lo graças ao seu esforço. Recebeu medicamentos, antibióticos e analgésicos. Medicamentos que não têm nenhum problema com dopagem - disse Segura à "Rádio Nacional", do Peru.

Segura foi incisivo ao defender os profissionais com quem trabalha na seleção peruana.

- Na seleção, sabemos o que é controle antidoping. Portanto, não usamos substâncias que produzam doping. É lamentável o que aconteceu com Paolo, mas estou certo de que não houve nenhum problema de nossa parte.

De acordo com o jornal peruano "Depor", surgiu nas redes sociais o rumor de que o exame de Guerrero foi adulterado. O atacante teria sido acompanhado ao local da coleta por um médico que não seria integrante da comissão peruana, chamado doutor Benítez. Julio Segura, porém, minimizou a polêmica ao mostrar confiança no protocolo dos exames após as partidas.

- O doutor Benítez é um médico que colabora conosco. Neste dia, o doutor Alva, que é encarregado de levar os jogadores ao antidoping, iria fazê-lo, mas havia dificuldade por estar na Bombonera. Assim, entendo que Benítez quis colaborar e esteve no controle. Não acho que tenha deixado frascos abertos, seria muito estranho. Além disso, quem fez o exame foi o médico da comissão médica da Conmebol. Os frascos são fechados e lacrados. Nenhum frasco pode ficar aberto - explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES