SEÇÕES

Medina vence Filipinho de novo e se consagra tricampeão mundial de surfe

Medina já havia vencido a primeira bateria na melhor de 3 contra Filipinho e sacramentou o título mundial com nova vitória na segunda bateria.

Medina | Divulgação - WSL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe. O surfista de Maresias ficou com o título ao levar a melhor na segunda bateria da decisão contra o também brasileiro Filipe Toledo em Trestles, nos Estados Unidos, no WSL Finals, que definiu o campeão de 2021 do Circuito Mundial, organizado pela WSL (Liga Mundial de Surfe). 

Medina já havia vencido a primeira bateria na melhor de 3 contra Filipinho e sacramentou o título mundial com nova vitória na segunda bateria. 

Gabriel foi campeão mundial pela primeira vez em 2014, conquistou o bicampeonato em 2018 e agora leva o tri em um ano marcado também pela polêmica nas Olimpíadas de Tóquio.

Gabriel Medina comemora mais uma conquista na carreira. (Foto: Matt Dunbar - World Surf League)

Um dos grandes favoritos à conquista da medalha de ouro, o brasileiro ficou na quarta posição na estreia do surfe no programa olímpico. Ele acabou derrotado pelo japonês Kanoa Igarashi na semifinal. Medina liderava até pouco menos de dez minutos para o fim da bateria, mas levou a virada. O japonês encaixou bela manobra e recebeu nota alta o suficiente para assumir a liderança. A avaliação foi decisiva e gerou muita polêmica entre os amantes da modalidade.

O título de Medina é o quinto do Brasil no Circuito Mundial de Surfe. Além dos três de Gabriel, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Italo Ferreira foram campeões em 2015 e 2019, respectivamente. 

Medina mostrou habilidades em cima da prancha e venceu mais uma na conquista do título. (Foto: Divulgação-WSL)

"Estou muito feliz. Estou chorando porque são muitas emoções ao mesmo tempo, felicidade. Os outros caras me incentivaram", disse Medina, chorando, ainda dentro d'água.

Bateria que valeu o título teve até tubarão 

A segunda bateria entre os brasileiros começou quente. Filipe tirou um 7,83. Pouco depois, Medina respondeu com um 8,50 e por pouco não completou um aéreo gigante na sequência.

O mar acalmou nos minutos seguintes, e a bateria foi paralisada por presença de um tubarão na água. Os dois surfistas permaneceram no mar, mas em cima de motos aquáticas. A área foi vasculhada e, após 15 minutos de pausa, a competição voltou a ser realizada. 

Logo na retomada da bateria, Medina encaminhou o título com um backflip que rendeu nota 9,00. Filipe até tentou com um 8,53, mas ele ainda assim precisava de uma nota acima de 9 para virar, nota que não veio. Vitória e festa de Medina, que fez 17,53 pontos no somatório, contra 16,36 de Filipinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos