Messi: Batalha jurídica promete esquentar vida de jogador

Craque argentino quer deixar o Barcelona de forma amigável, mas clube dificilmente facilitará a vida do jogador

Lionel Messi comunica ao Barcelona que deseja deixar o clube | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como se previa, Lionel Messi não se reapresentou ao Barcelona nesta segunda-feira para o primeiro treino do novo técnico Ronald Koeman. Após não comparecer aos testes de coronavírus realizados pelo clube catalão no domingo, o craque argentino deixa mais do que claro seu desejo de deixar o Camp Nou. Informações do site GloboEsportes.com

Lionel Messi comunica ao Barcelona que deseja deixar o clube

Lionel Messi quer sair de forma unilateral, sem o pagamento da multa rescisória de 700 milhões de euros (R$ 4,5 bilhões), conforme explicitou num burofax enviado ao Barcelona na última terça-feira. Nesse documento, ele se apega a uma cláusula na qual teria até 10 dias depois do fim da temporada para deixar o time catalão.

No caso, como a temporada acabou somente no dia 23 de agosto (final da Champions) por causa da pandemia do coronavírus, Messi se vê no direito de deixar o clube. O Barça não entende dessa maneira. Alega que este artigo do contrato já venceu, se baseando no fim da temporada pelo calendário oficial (31 de maio).

A La Liga, que administra o Campeonato Espanhol, emitiu um comunicado ratificando esse pensamento do Barcelona, dizendo que Messi só dará o certificado de transferência para o craque caso ele pague a multa.

Segundo o jornal “Sport”, o Barcelona estuda como acionar juridicamente Lionel Messi pelas faltas de domingo e segunda-feira. No entanto, o presidente Josep Maria Bartomeu deseja ter uma conversa com Jorge Messi, pai e agente do jogador, antes de tomar qualquer atitude.

Novela deve parar nos tribunais

Segundo vários veículos de imprensa, o desejo de Messi é se transferir para o Manchester City. O time de Pep Guardiola, inclusive, já teria um contrato pronto na mesa. Segundo o jornal "Olé", a ideia seria pagar ao craque cerca de 100 milhões de euros anuais (R$ 642 milhões) por um contrato de cinco anos , dos quais três seriam cumpridos na Inglaterra, e outros dois no New York City, filial do clube nos EUA.

Mas, para essa proposta ocorrer, Messi teria que sair sem custos do Barcelona. E como dificilmente conseguirá se desvencilhar do Barcelona de forma amigável, o argentino se apoia em alguns pontos para a batalha jurídica que paira no horizonte:

Considera que a cláusula de liberação ainda estava em vigor no momento do envio do burofax (25 de agosto);

Ele não se considera mais um jogador do Barça e nem pensa que deve pagar a cláusula de compra de 700 milhões de euros (e, por isso, aconselhado pelos advogados, não compareceu à reapresentação do clube para temporada 2020/2021);

Ele continua pedindo uma reunião do Barça para concordar com sua saída de forma amigável;

Caso não consiga a liberação do Barcelona, Messi e seus advogados vão pedir a transferência provisória para a FIFA para assinar por outro clube enquanto o caso seja resolvido nos tribunais, uma vez que o Barcelona iria para a Justiça do Trabalho denunciando a violação de contrato e exigindo indenização.

A data limite para o fim da novela Messi é 5 de outubro, quando se fecha a janela de transferências na Espanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES