Milésimo gol de Pelé completa 50 anos; relembre

De pênalti, o Rei venceu o goleiro Andrada e dedicou tento às crianças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 50 anos atrás, os torcedores que estavam no Maracanã e por todo o Brasil diante das telas de TV, testemunharam uma das marcas mais históricas de um acumulador de marcas históricas. Naquela noite, contra o Vasco, Pelé, o maior jogador de todos os tempos, marcava o seu milésimo gol como profissional. Viriam outros 281 até o final da carreira, em 1977, mas aquele, comemorado com um beijo na bola e uma posterior dedicatória “às crianças”, entrou para o rol dos momentos mais importantes da história do esporte. As informações são do Correio do Povo.

Naquele 19 de novembro de 1969, centenas de torcedores começaram a se aglomerar na porta no hotel Novo Mundo, na praia do Flamengo, desde as primeiras horas da manhã. Era lá que Pelé estava hospedado com a delegação do Santos. O Rei concedeu entrevistas para jornalistas estrangeiros que vieram ao Brasil para acompanhar a façanha monstruosa. 

A expectativa era tanta que emissoras de TV fizeram a transmissão da partida mesmo diante de uma proibição imposta pela CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF. Choveu muito no Rio naquela noite, mas a tempestade não impediu que 65.157 pessoas fossem ao Maracanã. O jogo foi uma festa do começo ao fim. Antes do apito inicial, um dos vestiários do Maracanã recebeu uma placa e o nome de Pelé, em homenagem ao golaço marcado pelo Rei contra o Fluminense em 1963 – o lance, inclusive, deu origem à expressão “gol de placa”. Uma das cabines de transmissão, aliás, também passou a ter o nome do craque.

O tão esperado gol demorou para sair e veio apenas no segundo tempo, mais precisamente às 23h17min. Pelé correu para receber passe em profundidade de Clodoaldo e foi derrubado dentro da área. Pênalti. Aos 34 minutos da etapa final, então, com um chute preciso no canto, Pelé venceu o goleiro Andrada e alcançou o milésimo gol.

CP Memória

Cercado por repórteres e fotógrafos, o craque buscou a bola nas redes. Beijou-a e depois, emocionado, desejou que todos pensassem nas crianças pobres. “Elas precisam ser protegidas. Pelo amor de Deus, não pensem só em festas. Pensem nas crianças”, pediu. O gol entrou para a história. O pedido ficou no tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES