Ministério da Saúde recomenda cancelar, adiar jogosl

Após orientação, CBF determina portões fechados nas cidades de Rio e São Paulo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em novo comunicado distribuído nesta manhã de sexta-feira, às 11h, o Ministério da Saúde recomenda para todos os estados do Brasil o cancelamento, adiamento de partidas ou, se não houver tempo hábil para estas medidas, a realização de jogos com portões fechados em razão da pandemia do novo coronavírus.

Informações do site GloboEsportes.com

A determinação vale para todos as unidades federativas, explicou o Ministério da Saúde, que reforçou: "os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa. Desta forma devem seguir as orientações do Ministério da Saúde."

Apesar de o Ministério fazer recomendação para todo o território nacional, a CBF emitiu nota oficial (veja a íntegra abaixo) na qual determinou o fechamento dos portões apenas em jogos nas capitais dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

A regra vale também para Libertadores - que já está suspensa - e Copa do Brasil. Mas a orientação do Ministério da Saúde já foi adotada também por outras federações. As partidas dos campeonatos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal não terão público nos estádios neste fim de semana.

A norma já é válida para as partidas deste fim de semana.

Questionado sobre a decisão da CBF de determinar portões fechados apenas no Rio e em São Paulo, o Ministério da Saúde respondeu através de sua assessoria.

- Como não existe nenhuma determinação (ordem) por parte do Ministério da Saúde, as decisões ficam a critério do Governo Estadual. O Ministério da Saúde faz as recomendações, mas cada estado possui seu plano de contingência e toma decisões de acordo com o seu panorama.

Até a noite dessa quinta-feira, a CBF ainda não havia se manifestado contra realização de eventos esportivos, com a permissão de autonomia de governos e prefeituras locais, com a anuência de cada federação estadual de futebol. A entidade avaliava a evolução das ocorrências e futuras medidas.

Mas a própria entidade nacional do futebol cumpre determinação de combate ao coronavírus. Funcionários da CBF, o que inclui toda a comissão técnica, estão de quarentena - não devem ir até a sede da entidade na Barra da Tijuca por 14 dias. A CBF não tem informação ainda de nenhum atleta de futebol que contraiu o coronavírus. Um vídeo institucional foi gravado para funcionários, com orientações gerais, como uso de álcool gel e máscaras em determinadas ocasiões e lavagem de mãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES