MMA revelação: Tal pai tal filha

A lutadora Anne Ribeiro-filha de Pezão

| Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ditado diz que "filho de peixe, peixinho é". Mas ele se aplica ao MMA também? No caso da família de Antônio "Pezão" Silva, sim. A filha mais velha do peso-pesado brasileiro, Anne Ribeiro, está seguindo os passos do pai. Aos 19 anos de idade, ela tem estreia marcada no MMA amador para o dia 16 de março, em Fort Lauderdale, no evento XFN 23.

Pezão jura que não tentou influenciar a primogênita a lutar, e a própria Anne afirma que a paixão pelo MMA veio naturalmente. Ela praticou jiu-jítsu na infância, mas transitou por outros esportes como vôlei e ginástica olímpica antes de retornar ao tatame e decidir que queria ir além da luta agarrada.

- Ela praticou vários esportes, resolveu retornar ao jiu-jítsu, até o ponto que ela chegou para mim e disse: "Paizinho, eu quero lutar!" Ela tinha 17 anos. Para mim, aquilo foi uma surpresa. Eu disse, "Filha, tem certeza?" Ela disse, "Tenho, paizinho, eu quero lutar." Ela já estava treinando jiu-jítsu há muito tempo. Um dos treinadores dela me chamou e disse, "Olha, ela tem muito talento. Tem uma menina aí que já tem duas lutas de MMA, a gente bota ela para treinar com a menina" - lógico, sem valer soco - "e ela passa o carro nela, é impressionante" - conta Pezão.

- Ela sempre acompanhou MMA, ela já assistiu à luta minha na Inglaterra, era criança e estava lá gritando junto da mãe dela. Está no sangue dela. Eu costumo dizer que ela é eu de saia (risos), só que bem melhorada, porque ela é uma gata, né! - brinca Pezão.

- Desde muito pequena eu sempre convivi com este esporte, então para mim foi bem natural. Eu não tive ninguém me forçando, ninguém plantou essa ideia na minha cabeça. É um esporte que eu sempre amei, então foi uma escolha bem fácil - complementa Anne.

Se não foi o incentivador inicial do sonho - Anne diz inclusive que os pais tinham "um pé atrás" quando souberam de suas intenções - Pezão virou "paitrocinador" depois de falar com os treinadores da filha e ter certeza que ela falava sério. Comprou caneleiras, luvas e ataduras para a jovem, a advertiu que MMA não era jiu-jítsu e que ela teria de se acostumar a levar "porrada no rosto, chute nas pernas, na cabeça, então vamos treinar."

- Lógico, o coração fica a mil, está chegando próximo. Eu prefiro sair na mão do que ver um filho (fazer isso), mas eu também não posso proibir, né? Porque é um esporte saudável, um esporte que não é violento. É um esporte que tem regras, não é um esporte perigoso. Eu vivi dentro deste esporte minha vida toda, mudei a minha vida e a vida dela através do MMA, então agora é minha hora de dar todo apoio - garante Pezão, que já pode mudar o apelido para "Babão" ou "Coruja" com a forma como fala das qualidades de Anne.

- Coloquei ela para treinar com o Steve Bruno, professor de muay thai da equipe amadora da American Top Team, e ela começou a treinar e treinar... Não faltava um dia! A menina era de segunda a sábado na academia, fiquei impressionado. No primeiro treino dela, eu tenho até imagens, pensei, "Nossa, essa menina parece até que já treinou!" Chutando, jogando o quadril certinho, quando dava o jab e direto, o quadril movimentando, tudo perfeitinho. Impressionante, mas acho que é de tanto ela acompanhar.

Anne também não esconde a admiração pelo pai. A jovem lutadora quer mostrar o mesmo coração exibido por Pezão em sua carreira, que incluiu uma disputa de cinturão no UFC e vitórias sobre nomes como Fedor Emelianenko e Alistair Overeem.

Nunca desistir - - A maior coisa que eu aprendi com meu pai, assistindo às lutas dele e a carreira dele, foi nunca desistir. Eu vi ele passar por altos e baixos e nada fez ele desistir do sonho, nada fez ele desistir da carreira. Para mim, essa mensagem é muito importante, é uma coisa que eu vou levar para a vida toda, graças a ele.

A estreia amadora de Anne Ribeiro será contra a americana Hannah "Hannibal" Jackson, que tem uma vitória e duas derrotas no cartel amador. O confronto será realizado num peso-casado de 130 libras (58,9kg), e a brasileira radicada nos EUA pretende seguir carreira no peso-mosca (até 56,7kg) posteriormente. Por ora, Anne não tem apelido de luta; alguns podem chamá-la de "Pézinho" por causa do pai, mas ela pretende marcar seu nome na história do esporte.

Legado - - Meu sonho no MMA, é claro, é chegar no UFC e ganhar o título. Ser reconhecida como uma das melhores. Quero deixar um legado bem legal para meus filhos, netos, bisnetos. Eu quero o reconhecimento mesmo de ser uma das melhores lutadoras de todos os tempos. Esse é o maior sonho que eu tenho - declarou Anne Ribeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES