SEÇÕES

Morre Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians, aos 101 anos de idade

A causa da morte não foi divulgada. O clube paulista lamentou a morte do ex-cartola em seu perfil oficial no Twitter.

Morre Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians, aos 101 anos de idade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na noite dessa terça-feira (13), o ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib, aos 101 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, desde o dia 13 de junho. A causa da morte não foi divulgada. O clube paulista lamentou a morte do ex-cartola em seu perfil oficial no Twitter. As informações são do UOL.

O cartola comandou o Corinthians de 1993 até outubro de 2007, quando renunciou ao cargo por conta do processo de impeachment que se articulava no Conselho Deliberativo. Em 2008, o cartola passou a ser investigado pelo Ministério Público e teve seu nome excluído do quadro de sócios do Alvinegro.

No comando do Corinthians, Alberto Dualib venceu 12 títulos de expressão com a equipe principal. O presidente levantou as taças do Campeonato Paulista (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), Campeonato Brasileiro (1998, 1999 e 2005), Copa do Brasil (1995 e 2002), Torneio Rio-São Paulo (2002) e Mundial de Clubes (2000).

Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians (Imagem: Edson Lopes Jr./UOL)

O cartola ficou marcado pela construção de uma das equipes mais emblemáticas da história do Corinthians, nos anos 1998, 1999 e 2000. Por outro lado, é apontado como um dos responsáveis pela crise que resultou no rebaixamento na temporada 2007 — o único da centenária história do clube.

Em maio de 2019, Dualib concedeu entrevista ao UOL Esporte. Já perto de completar 100 anos, o ex-cartola falou sobre temas espinhosos, como as parcerias assinadas nas décadas de 1990 e 2000, incluindo a MSI, que lhe rendeu um processo criminal nos anos seguintes. Ele foi investigado por suposta lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. No ápice da crise, decidiu entregar seu cargo. "Eu não merecia isso depois de tudo o que fiz pelo clube", afirmou. Dualib também diz que não construiria a então Arena Corinthians, hoje Neo Química Arena.

Além disso, o presidente lembrou como teria perdido milhões ao comandar o clube em quatro mandatos seguidos, recorde absoluto no São Jorge. "No tempo que eu estive lá, se o clube precisava, eu pagava. Precisava, eu pagava. Nunca conseguia retorno. Você pagar é fácil, retornar é difícil", afirmou. À época, viúvo há oito anos desde a morte da mulher, Elvira, Dualib viva assistido por três cuidadoras. Ele deixa três filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos