Morre ex-goleiro Wendel que foi Botafogo, Fluminense e seleção brasileira

Ele passou por Botafogo, Fluminense e pela seleção brasileira, atuando profissionalmente entre a década de 60 e 80.

O ex-goleiro Wendell morreu nesta segunda-feira | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu nesta segunda(23) o ex-goleiro Wendell.  Aos 74 anos, ele passou por Botafogo, Fluminense e pela seleção brasileira, atuando entre a década de 60 e 80. 

Depois de se aposentar, trabalhou como preparador de goleiros, se destacando em alguns clubes e deixando sua marca.  Em 1994, 98 e 2006, integrou a comissão técnica da seleção e foi treinador de goleiros nas Copas dos Estados Unidos, França e Alemanha.

Ex-goleiro Wendel faleceu nesta segunda-feira - reprodução internet

Goleiro da amarelinha

Revelado pelo alvinegro, Wendell Lucena Ramalho, que era conhecido também como "goleiro da camisa amarela" teve duas passagens pelo clube. Uma em 1968 e outra de 1971 a 1977, sendo o goleiro do time na campanha do vice-campeonato brasileiro de 71, quando o Botafogo perdeu para o Atlético-MG na final, e do título da Taça Guanabara de 74.

Na seleção jogou em sete oportunidades entre 1973 e 1974. Por pouco, o ex-goleiro não foi o titular da amarelinha na Copa de 74. 

Treinador dos goleiros fez história nos clubes - reprodução

Competições

No ano do mundial, uma lesão o impossibilitou de disputar a competição em que o Brasil teve Emerson Leão como arqueiro. Já pelo Fluminense, Wendell atuou entre 1977 e 1979 e conquistou o Troféu Teresa Herrera, na Espanha. Em nota, o Botafogo lamentou o falecimento do ex-goleiro.

Segue nota publicada pelo Botafogo:

O Botafogo de Futebol e Regatas lamenta o falecimento de Wendell, ex-goleiro do clube, que nos deixou aos 74 anos, na madrugada desta segunda-feira (23/05), em Recife, onde morava com a sua família. O Clube manifesta solidariedade e deseja força aos familiares e amigos neste momento difícil.

Wendell defendeu as cores alvinegras na década de 70 e, com atuações de destaque, chegou até a seleção brasileira. Identificado com o Glorioso, foi referência na posição durante sua passagem como atleta e serviu de inspiração para a sequência de arqueiros que vieram posteriormente.

Com mérito e reconhecimento, integra a seleta lista dos grandes goleiros que estiveram sob as metas alvinegras ao longo de toda a história. Após encerrar a carreira como jogador, Wendell se tornou Preparador de Goleiros e retornou à seleção brasileira, participando da campanha na Copa do Mundo de 2006.

Como forma de luto e em ato simbólico, a bandeira do clube ficará a meio mastro, na sede histórica de General Severiano. O Clube também vai solicitar junto à CBF uma homenagem póstuma de "Minuto Silêncio", na partida entre Coritiba x Botafogo, no próximo domingo, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Obrigado e descanse em paz, Wendell!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES