Morte de Diego Maradona: Velório deve receber 1 milhão de pessoas

Dentro do palácio presidencial, torcedores emocionados jogam flores e camisetas sob o caixão

Velório de Maradona | Foto: Marcos Brindicci/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo de Diego  Maradona começou a ser velado por volta das 6h desta quinta-feira (26) na Casa Rosada, a sede do governo da Argentina. Nas primeiras horas, a entrada do público no local tem sido marcada por pequenos tumultos devido à quantidade de pessoas. Por volta das 7h30, houve um princípio de confronto entre a polícia e torcedores que foi controlado. 

Algumas grades que cercam a Casa Rosada chegaram a ser arremessadas por torcedores. Muitos tentavam entrar ao mesmo tempo no local, mas o fluxo é controlado na porta do palácio presidencial. Por volta das 8h, a situação era mais calma no local. Dentro do palácio presidencial, torcedores emocionados jogam flores e camisetas sob o caixão, que está fechado e coberto pela bandeira da Argentina e por camisas da seleção e do Boca Juniors.

Velório de Maradona na Argentina 

LEIA MAIS:

Morte de Diego Maradona: Velório deve receber 1 milhão de pessoas

- Diego Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa

- Maradona: Falecimento e a luta contra doenças e dependência química 

- Atletas e artistas lamentam morte do craque Diego Maradona 

- Morte de Maradona: Relembre frases polêmicas ditas pelo ex-jogador 

- Morte de Maradona repercute nos principais sites do mundo; fotos

- Morte de Maradona: times brasileiros que tentaram trazer o argentino

ASSISTA AO VELÓRIO AO VIVO: 

O governo do presidente Alberto Fernández declarou luto oficial de três dias, e estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas participem do funeral. Uma multidão saiu às ruas de Buenos Aires em plena pandemia para lamentar a morte do ídolo. A Argentina é o nono país com mais casos de Covid no mundo (quase 1,4 milhão) e e o décimo em número de mortes (37,7 mil).

O velório de Diego Maradona na Casa Rosada nesta quinta-feira tem gerado polêmica enquanto a Argentina, oficialmente, ainda está de quarentena. Embora unido pelo luto do maior ídolo da história do país, o povo se divide quanto à atitude de o governo abrir a cerimônia para receber até 1 milhão de pessoas, principalmente em razão das duras restrições para a circulação dentro do país.

Enquanto as aulas estão suspensas e o uso de transporte público é exclusivo para quem presta serviços essenciais, um dos maiores símbolos da nação Argentina está de portas abertas.  Diego Maradona Junior não foi ao velório do pai, Maradona, já que se recupera de Covid-19, mas lhe deixou uma mensagem nas redes sociais. “O capitão do meu coração nunca morrerá”, escreveu no Instagram. Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, Maradona morreu aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa. 

Velório de Diego Maradona  Foto: Reuters 

Polícia fecha fila e dispersa fãs; velório é suspenso

A polícia precisou fazer a dispersão de parte dos fãs que estão mais distantes da Casa Rosada, que tentaram entrar na Plaza de Mayo, gerando tumulto e correria. Os agentes usaram bombas de efeito moral para tentar dispersar parte da fila. Ação gera tumulto e correria de fãs. Velório de Maradona precisou ser suspenso, e fãs entram em confronto com polícia.  

A família de Maradona chegou a reconsiderar o horário e adiou o encerramento para as 19h, mas a enorme confusão fez com que a polícia fechasse as portas da Casa Rosada às 15h45.

O caixão com Maradona foi, inclusive, retirado do local onde estava e levado para o Salão de Povos Nativos. O carro fúnebre que levará o ídolo argentino ao cemitério Jardin de Bella Vista fará um trajeto alternativo para que o público que não conseguiu estar perto do corpo possa saudá-lo.

Reprodução/ TN TV

Cordões de isolamento foram feitos para preparar as ruas para o transporte do corpo para o cemitério. Manifestantes, inconformados por não poderem se despedir, entram em atrito com os policiais. O fim do velório está previsto para 16h (Brasília). Em seguida, será feito um cortejo, a partir de 17h (Brasília). O corpo de Maradona vai passar pelas principais ruas de Buenos Aires a caminho do cemitério de Bella Vista.

Multidão se aglomera no último adeus a Maradona Foto: Marcos Brindicci/AP

O corpo de Maradona chegou à Casa Rosada por volta de 1h30. Sua mulher, Claudia, e seus filhos estão no local, e a cerimônia foi realizada primeiro com a presença dos familiares.

A imprensa argentina diz que jogadores da seleção argentina de 1986, que ganharam a Copa do México junto com o craque argentino, também estão no palácio presidencial.

O sepultamento será nos Jardins de Bella Vista, na mesma capela onde foi realizado o velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que morreu há dez anos. A chegada do corpo de Diego também teve um princípio de tumulto, mas logo o clima ficou mais sereno na Plaza de Mayo. Torcedores não paravam de cantar em homenagem ao ídolo, e grande parte dos presentes não usa máscaras de proteção em plena pandemia.

Velório de Diego Maradona  Rodrigo Abd/AP 

O craque argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa na cidade de Tigre, na região metropolitana da capital. O "Pibe de Ouro" passou por uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois, após drenar uma pequena hemorragia cerebral.

O médico Leopoldo Luque afirmou na ocasião que a cirurgia era considerada simples, mas havia preocupação pela condição de saúde do ex-jogador.

Maradona deixa três filhas (Dalma, Gianinna, Jana) e dois filhos (Diego e Diego Fernando) e uma trajetória vitoriosa no futebol: ganhou a Copa do Mundo de 1986 com a seleção argentina e foi vice em 1990. Passou por grandes clubes, como Boca Juniors, Barcelona e Napoli, e atuou como técnico, inclusive dirigindo a seleção argentina na Copa do Mundo de 2010.

Foto: Ivan Pisarenko / AFP Velório de Diego Maradona Foto: Victor Caivano/AP

Milhares de torcedores no último adeus ao astro do futebol Martin Villar/Reuters

Diego Maradona morreu aos 60 anos 

Corpo de Diego Maradona deixa Casa Rosada 

O corpo do craque Diego Maradona deixou a Casa Rosada, sede do governo argentino em cortejo em direção ao cemitério onde será sepultado. 

Imprensa argentina informa que todo o trajeto que fará o cortejo foi bloqueado meia hora antes do início, portanto não há trânsito. Carros desfilam pelas avenidas de Buenos Aires.

Início do cortejo do corpo de Maradona em Buenos Aires (Foto: Juan Mabromata / AFP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES