Morte de jogador: laudo permitia jogo em ginásio

O corpo dele foi enterrado na manhã desta segunda-feira, em Foz do Iguaçu.

Morte de jogador de futsal | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um laudo da Defesa Civil emitido em janeiro permitia a realização de jogos no Ginásio Joaquim Prestes, o Joaquinzão, em Guarapuava, no Paraná, segundo informações da Secretaria de Esportes e Recreação da cidade. No último domingo, o jogador de futsal Robson Rocha Costa, de 23 anos, morreu depois de se ferir em quadra durante partida festiva na noite de sábado. O corpo dele foi enterrado na manhã desta segunda-feira, em Foz do Iguaçu.

De acordo com a Secretaria, responsável pela manutenção do local, a Defesa Civil avalia o ginásio semestralmente. Ainda segundo o órgão, o ginásio não tem histórico de casos de ferimentos em jogadores ou torcedores por mau cuidado da estrutura.

A delegada responsável pelo caso, no entanto, ainda não teve acesso ao último laudo da Defesa Civil. Maria Nysa Nanni afirma que o local ainda não foi interditado, mas está fechado para perícia. Ela diz ainda que os responsáveis pelo ginásio estão sujeitos a responderem um processo cível.

- A má conservação pode gerar responsabilização de âmbito cível. Não é evidente a relação de uma morte com um piso mal conservado sob o aspecto criminal. A responsabilização criminal exige que alguém tenha uma conduta voltada para um crime. Essa conduta pode ser dolosa ou culposa. A má conservação é um fato que acontece no decorrer do tempo e não se conecta diretamente com uma fatalidade. Ninguém preparou o chão para alguém morrer, nem deixou de cuidar da qualidade do piso imaginando que eventualmente alguém sofresse um acidente e morresse no piso. Então, a responsabilização cível é certa, a criminal, duvidosa, para esse caso ? afirmou.

Jogador do Clube Atlético Deportivo, Robson foi vítima de hemorragia causada por um pedaço de madeira, que o atingiu no momento em ele que deu um carrinho, ainda nos primeiros minutos da partida contra o Palmeiras/Jundiaí- SP. O atleta recebeu os primeiros socorros ainda em quadra, de onde saiu consciente para o hospital. Porém, mesmo após passar por uma cirurgia, Robson faleceu na manhã de domingo. O Torneio Guarapuava 200 anos foi organizado pela Prefeitura Municipal de Guarapuava e reunia também as equipes do Atlântico/Erechim (RS) e do Krona/Joinville (SC).

A Federação Paranaense de Futebol de Salão decretou no domingo luto oficial de três dias. Além disso, analisa o adiamento do início do Campeonato estadual de futsal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES