mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

MP abre denúncia por piada contra atletas paralímpicos em show

Os atletas consideraram discriminatórias as "piadas" da dupla envolvendo os temas autismo, Paralimpíadas, síndrome de down e câncer.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu, na quinta-feira, um inquérito para investigar “eventual conduta discriminatórias às pessoas com deficiências” cometida pelos humoristas Abner Henrique e Dihh Lopes em um show realizado em agosto de 2019. O caso contra os dois ganhou força na semana passada após protestos de atletas paralímpicos e denúncia formal do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) depois de postagens de vídeos do show em redes sociais. As informações são do Globo Esporte.

Os atletas consideraram discriminatórias as "piadas" da dupla envolvendo os temas autismo, Paralimpíadas, síndrome de down e câncer. Em sua representação junto ao MP-SP, o CPB enquadrou a conduta no crime chamado de capacitismo, quando um indivíduo age de forma preconceituosa e discriminatória contra a pessoa com deficiência, constante da Lei Brasileira da Inclusão (lei 13.146/2015). O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê pena de um a três anos de reclusão e multa, podendo a reclusão ter o seu período aumentado dependendo das condições em que o crime foi praticado.

 MP abre denúncia por piada contra atletas paralímpicos em show - Imagem 1

Em nota de esclarecimento, os humoristas alegaram que o conteúdo humorístico do show se enquadra no subgênero humor-negro. Os comediantes viram os protestos dos atletas paralímpicos como um ataque à liberdade de expressão da arte.

No entanto, o promotor do caso, Wilson Tafner, considerou que a dupla cometeu uma ofensiva à honra de terceiros e por isso o caso não se encaixa em censura.

- O exercício do direito fundamental à liberdade de expressão deve e pode ser legitimamente restringido no caso concreto, quando incide em discurso de ódio e discriminação, suprimindo o gozo e exercício de outros direitos humanos fundamentais - afirmou Tafner no inquérito.






Ver essa foto no Instagram









Nota de Esclarecimento Deslize para o lado

Uma publicação compartilhada por  Dihh Lopes (@odihhlopes) em






Ver essa foto no Instagram









“ Não expressa a opinião do comediante. Piada é piada. “ e é assim, mascarado por “””piadas””” que os preconceitos sejam reforçados. Em pleno século XXI falando essas idiotices, sério ? Pois bem, aos dois pseudo-piadistas, vocês sabiam que no MUNDO mais de 1 BILHÃO DE PESSOAS tem algum tipo de deficiência ? Que a maioria dessas pessoas não têm condições de pagar seus servições de saúde ? Sabia que a maioria de nós somos ou fomos marginalizados ? Sabia que a muitos não conseguem completar o ensino PRIMÁRIO ? Devo falar o motivo, queridos ? Um deles são as piadinhas ridículas, que mascaram uma coisa bem chata chamada PRECONCEITO. Provavelmente não. Provavelmente vocês são as pessoas que propagam o ódio e a intolerância contra nós. Provavelmente vocês são as pessoas que querem falar de amor, mas debocham de pessoas com autismo, síndrome de down e câncer. Os Jogos Paralímpicos são um dos maiores- se não o maior - eventos esportivos de todo o mundo, com altíssimo rendimento. E essa tal “banda formada por autistas” tem nome, é a TimeOut são incríveis e animam a todos. Preconceito não é piada. Coloquem a mão na consciência.

Uma publicação compartilhada por  Verônica Hipólito (@vehipolito) em


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail