Mundial de Clubes da FIFA começa nesta quarta-feira

Al Ain e Team Wellington se enfrentam nesta quarta-feira, às 13h30

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Mundial de Clubes da Fifa, tradicional torneio realizado todos os anos, começa nesta quarta-feira (12). Caberá ao River Plate da Argentina a missão de conduzir os sonhos dos sul-americanos de quebrarem a hegemonia do futebol europeu, uma vez o futebol brasileiro, não conseguiu sequer se classificar para a final da Copa Libertadores. Mas a tarefa dos argentinos não é fácil, pois, mais uma vez, o favoritismo recai todo nas costas do Real Madrid, atual campeão.

Os sul-americanos não dão a volta olímpica desde 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea na grande final. O torneio será realizado mais uma vez nos Emirados Árabes Unidos, que retornou a ser a sede ano passado, depois de duas temporadas no Japão. A expectativa é grande por parte da Fifa, mesmo com este modelo estando com os dias contados. Isso porque a entidade máxima do futebol planeja um torneio de quatro em quatro anos, com mais participantes e iniciando em 2021.

Único duelo desta primeira fase, Al Ain e Team Wellington se enfrentam nesta quarta-feira, às 13h30 (de Brasília), no Estádio Hazza bin Zayed, valendo uma vaga nas quartas de final. O time que avançar enfrentará o Espérance e cairá do lado da chave que tem o River Plate como semifinalista garantido.

Edição 2018

Além de River Plate e o atual campeão, Real Madrid, disputam o torneio os times do Al Ain, representante dos Emirados Árabes Unidos, país-sede, o Team Wellington, da Nova Zelândia, campeão da Oceania, o mexicano Chivas Guadalajara, campeão da Concacaf, o Kashima Antlers, japonês campeão da Ásia, e o Espérance, do Marrocos, campeão africano.

Sem partidas da primeira fase, o outro lado da chave já se inicia nas quartas, onde Chivas Guadalajara e Kashima Antlers se enfrentam no sábado por um lugar na semifinal para enfrentar o poderoso Real Madrid.

História

Entre 1960 e 1999 o Mundial de Clubes foi disputado apenas entre representantes da Europa e da América do Sul. Até 1979 era um jogo na América do Sul e outro na Europa. A partir de 1980, como ganhou o patrocínio de uma fábrica japonesa de automóvel, o torneio passou a ser disputado em um único jogo no Japão, conhecido como Copa Toyota. Até então, a Fifa não dava seu aval e não considerava a taça como oficial.

Diante disso, em 2000, a entidade máxima do futebol mundial decidiu organizar o torneio, dessa vez com a presença de todos os continentes, e a sede inicial foi o Brasil. O Corinthians ficou com a taça após bater o Vasco numa final brasileira, mas os europeus, que já não curtiam o modelo anterior, passaram a boicotar a competição, que sofreu uma mudança cincos anos depois.

E foi em 2005 que a Fifa, colocando muito dinheiro para atrair os europeus e escolhendo o Japão como sede para não criar maiores problemas com o antigo patrocinador e acabar com o modelo anterior, conseguiu consolidar a competição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES