Nadador acima do peso fica em último lugar e recebe ovação de pé

Seus 100 metros livres terminaram com 10 segundos de atraso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Robel Kiros Habte é provavelmente o ‘único nadador profissional da Etiópia‘. “Ser nadador lá não é comum. Todas as pessoas vão para a corrida. Eu achei a natação e gostei. Queria fazer um esporte diferente“, conta o jovem de 24 anos. E foi através desse esporte que o dia 09 de agosto de 2016 vai ficar em sua memória para todo o sempre.

Ao contrário de todos os outros nadadores em competição nas Olimpíadas do Rio, Robel não tem o corpo padrão, os músculos tonificados ou as costas saradas. Na verdade, ele tem aquilo que muitos chamam de ‘Dad Bod‘, algo como “corpo de paizão”, o que envolve uma barriguinha proeminente. E foi assim que ele chamou a atenção da arquibancada.

Como seria de esperar, Robel não ficou perto de vencer a prova: na verdade, seus 100 metros livres terminaram com 10 segundos de atraso para o atleta adiante, e 17 para o vencedor, Kyle Chalmers. Mas ele conquistou muitas outras coisas: o sonho de participar de uma Olimpíada, de nadar com os melhores do mundo, o orgulho de representar uma nação que enfrenta várias dificuldades, a admiração do público do Estádio Aquático, que olhava e rejubilava com a força de um homem capaz de desafiar qualquer ideia pré-concebida.

O momento da chegada de Robel, e a forma como o público vibrou com isso, é a prova de que muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da própria vida. Robel não consegue viver de ser nadador profissional, então virou treinador na Etiópia. E não conteve a emoção na hora de falar sobre essa participação histórica nas Olimpíadas: “É uma edição de Jogos Olímpicos, é grande, e eu estou muito feliz. Acho que a Olimpíada é o sonho de todos os atletas. É assim para mim.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES