Nadador da seleção, Gabriel Santos é pego em exame antidoping

Gabriel Santos, de 23 anos foi pego em exame e pode estar fora do Campeonato Mundial da Coreia do Sul e do Pan-Americano de Lima.

| Nadador pode estar fora de competições. Foto/Divulgação.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nadador Gabriel Santos, de 23 anos, titular do revezamento 4x100m livre da seleção brasileira e hexacampeão nacional dos 100m livre, foi pego em exame antidoping fora de competição, realizado em maio. Foi detectada a substância clostebol em um teste de urina feito no dia 20 de maio, em São Paulo, o que pode deixar o atleta de fora do Campeonato Mundial da Coreia do Sul e do Pan-Americano de Lima, ambos em julho deste ano - para os quais o velocista tinha índice. Com informações do Yahoo Esportes.

Nadador pode estar fora de competições. Foto/Divulgação.

Assinado por Cornel Marculescu, diretor executivo Federação Internacional de Natação (Fina), o documentou que comunica a infração foi expedido nesta terça-feira e enviado à Wada (Agência Mundial Antidoping), CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem). O nadador tem, a partir de agora, dez dias para requerer a contraprova à Fina.

A mesma substância já suspendeu a saltadora Maurren Maggi em 2003. Maurren alegou que usou uma pomada cicatrizadora que continha clostebol e levou uma suspensão de dois anos após ser flagrada.

HISTÓRICO DE CONQUISTAS

Gabriel Santos integrou o revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, que terminou na sexta posição. No Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, em Budapeste (Hungria), conquistou uma notória medalha de prata no revezamento 4x100m livre. 

Na temporada passada, também no revezamento, subiu no alto do pódio no Pan-Pacífico de Tóquio, com uma marca que deu ao Brasil a primeira posição do ranking mundial da prova em 2018. Santos ainda venceu os 100m livre do Troféu Maria Lenk em 2017, e em 2018, fez o melhor tempo de sua carreira (com 47s98) na competição nacional, levando o ouro mais uma vez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES