Nas partes íntimas: por que dói tanto levar um chute no saco?

Após levar um chute nos testículos, você pode sentir dor de estômago ou uma dor percorrendo o abdômen.

chute nos testículos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ou que os testículos sofram qualquer trauma similar — seja levando uma bolada na virilha ou um peteleco de leve. Mas você já parou para se perguntar por quê?

O BuzzFeed Health conversou com Seth Cohen, professor-assistente no departamento de urologia na New York University (EUA), e Landon Trost, professor-assistente de urologia e chefe do setor de infertilidade masculina e andrologia na Mayo Clinic (EUA) para entender por que machucar as bolas dói tanto.

O corpo encontra muitas maneiras de proteger suas partes mais importantes. Por exemplo, o cérebro é protegido pelo crânio. Os ovários, cruciais para a reprodução, estão dentro do corpo e são protegidos ainda mais pelo osso pélvico. Por outro lado, os testículos — que produzem o esperma e a testosterona, tornando-os essenciais para a reprodução — não possuem uma armadura protetora como o crânio e são externos, tornando-os mais suscetíveis a lesões. No entanto, os testículos têm algo que o cérebro não possui: nociceptores. Muitos deles.

Segundo Trost, os genitais têm um número alto de nervos por área de superfície, o que os torna mais sensíveis e permite que você sinta as coisas com mais intensidade do que sentiria em outras partes do corpo, como as costas. Além disso, o cérebro dedica muito espaço para processar o que os genitais sentem, mesmo que sejam uma parte relativamente pequena do corpo. Basta pensar em quão suavemente você pode tocar nos testículos e ainda causar uma sensação intensa. Então, da mesma forma que cortes nos lábios ou dedos geralmente doem mais do que, digamos, um corte no meio das costas, as "lesões no pênis e no escroto são mais delicadas", disse Trost ao BuzzFeed Health.

Jogadores são vítimas de boladas nos testítulos. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

Após levar um chute nos testículos, você pode sentir dor de estômago ou uma dor percorrendo o abdômen. Isso provavelmente está relacionado ao fato de que seus testículos nem sempre estiveram onde normalmente ficam (bem atrás e abaixo do pênis), diz Cohen.

Na verdade, os testículos começam a se desenvolver no abdômen, bem abaixo dos rins. Eles começam a descer pouco antes do nascimento, passando pela cavidade abdominal para o escroto por meio de uma passagem chamada canal inguinal. Normalmente, eles estão no escroto no nascimento ou durante o primeiro ano de vida.

Isso significa que os nociceptores dos testículos viajam do escroto de volta para o canal inguinal onde são desenvolvidos, no abdômen. Como resultado, a dor de um chute nas bolas não é localizada na virilha — basicamente porque seu cérebro pensa que é seu abdômen que foi atacado.

Algumas pessoas podem perder os sentidos ou sentir tontura, fraqueza, náuseas ou até mesmo desmaiar. Isso é chamado de resposta vasovagal, diz Trost, e ocorre quando os nervos vagos, que controlam a frequência cardíaca, a respiração e a pressão sanguínea, e que são bem sensíveis à reações emocionais, são estimulados em excesso. A resposta vasovagal pode ser acionada por muitas coisas — ver sangue, medo de trauma físico e, neste caso, dor extrema.

No entanto, nem todas as pessoas terão a mesma reação. É difícil determinar exatamente quais sistemas autônomos são acionados ao levar um chute no saco porque os testículos são "complicados do ponto de vista nervoso e têm múltiplos caminhos diferentes, múltiplas fontes diferentes, e ocupam um espaço relativamente grande no cérebro", diz Trost.

Após se recuperar da dor, aplique uma bolsa de gelo em seus testículos (mas não diretamente; certifique-se de colocar uma toalha entre o gelo e suas bolas). Você pode também tomar algum analgésico, como o ibuprofeno.

Cohen diz que a dor deve diminuir depois de três a quatro horas. Dependendo da gravidade da lesão, sua bolsa escrotal pode ficar dolorida de três a cinco dias.

Cohen também recomenda manter distância de atividades como ciclismo, corrida e exercícios para os membros inferiores por algumas semanas após a lesão ou até que a dor desapareça. Se você não deixar a lesão curar, a dor e o desconforto podem ficar ainda piores, assim como o inchaço, que fará com que o processo de recuperação fique mais demorado.

Há algumas coisas que devem ser avaliadas para decidir se você deve ou não ir ao pronto socorro. O resultado mais provável de um chute no saco é dor e inflamação, mas em alguns casos a lesão pode ser grave o bastante para causar uma torção testicular (que ocorre quando o cordão espermático que fornece sangue à bolsa escrotal se torce e corta o fornecimento de sangue aos testículos) ou uma ruptura de testículo.

Se a dor não diminuir em algumas horas ou acabar piorando, você deve procurar um médico. Se o seu testículo estiver muito inchado e duro ao toque, ou se estiver preto e azul, você deve ir ao pronto socorro imediatamente. Se após o impacto você estiver sentindo "um início de dor rápida e intensa", também deve buscar ajuda médica, diz Trost. Você deve ficar de olho em qualquer reação intensa para o bem da saúde de seu testículo e de sua fertilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES