Neve, conhaque no aquecimento e fogueira na arquibancada

Três partidas no torneio de 1979 foram realizadas em gramados completamente brancos

Gramado coberto de neve em jogo do Catarinense | Adalberto Klüser/Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Santa Catarina teve a menor temperatura do ano nesta sexta-feira, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo, e a Somar Meteorologia – o Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, marcou -8,6ºC. Além disso, a neve foi registrada em São Joaquim. Informações do site GloboEsInformações portes.com

Gramado coberto de neve em jogo do Catarinense

O fenômeno, que não é novidade no estado, entrou para a história do Campeonato Catarinense em 30 de maio de 1979. Três partidas aconteceram com os gramados completamente brancos. O Inter de Lages empatou com o Avaí por 1 a 1 no estádio Vidal Ramos Júnior. Em Caçador, a Caçadorense venceu o Palmeiras de Blumenau por 3 a 1, enquanto a Chapecoense bateu o Criciúma no Oeste: 3 a 2.

Ademir Patrício marcou os dois gols do Tigre, mas as lembranças do ex-atacante vão além do que aconteceu no campo.

– Fomos para o aquecimento, mas não resolvia. Deram conhaque com café naquela época para ajudar a esquentar. Eu tomei para ajudar. Eu nunca me esqueço que quando chegamos no gramado e olhamos para a parte das sociais, cinquenta torcedores estavam aglomerados em uma fogueira. Imagina se hoje iam permitir uma situação dessa – disse.

Os fatos marcantes aconteceram aos montes. O comentarista esportivo Roberto Alves, da NSC TV, lembra que a transmissão de Inter de Lages x Avaí não terminou e quem trabalhou no estádio sofreu com a temperatura de – 3ºC.

– Tinha um repórter que, quando nós começamos a transmissão, o narrador chamou, mas nada dele entrar no ar. Quando conseguiu, entrou todo eufórico. Ele explicou a situação, eu estava com meus lábios encaracolados de tanto frio. Ele não conseguia falar direito, não conseguia abrir a boca para falar.

Partidas viraram livro

Para que esses fatos não se percam na história, o catarinense Henrique Porto lançou um livro com o título "Pé-Frio: Futebol e Neve no Brasil". A obra conta em detalhes o que ocorreu nas três partidas do Campeonato Catarinense de 1979 com a presença de neve.

De acordo com ele, um jogador do Avaí tentou chorar, e as lágrimas congelaram. Outro episódio aconteceu com o goleiro do Criciúma. Quando viu que ia nevar, correu para o comércio para comprar uma meia-calça. Henrique Porto destacou que, na época, só as mulheres usavam o acessório para amenizar o frio nas festas.

Além desses jogos, o escritor relembrou no livro cinco partidas no Campeonato Gaúcho que aconteceram com neve. Atualmente, a possibilidade de um confronto acontecer com o fenômeno climático é rara.

– Essa semana vai passar muito perto de acontecer, questão de dias de ter jogos na neve. Mas, eu não descarto no futuro que isso possa acontecer, seja na Serra Gaúcha, Catarinense ou em Chapecó.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES