Neymar é absolvido de acusações em sua contratação pelo Barcelona

“A audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude”, anunciou o tribunal da audiência de Barcelona.

Neymar é absolvido de acusações em sua contratação pelo Barcelona | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça espanhola absolveu nesta terça-feira (13) o astro brasileiro Neymar e os demais processados de supostas irregularidades cometidas em sua contratação pelo FC Barcelona em 2013, seguindo o critério do Ministério Público, que retirou as acusações na reta final do julgamento que aconteceu em outubro.

"A audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude", anunciou o tribunal da audiência de Barcelona em um comunicado sobre a decisão publicada nesta terça-feira (13), que inocenta todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro DIS por suposta corrupção.

Neymar é absolvido de acusações em sua contratação pelo Barcelona (Foto: JOSEP LAGO/AFP)A DIS, que moveu o processo, pedia, além da prisão de Neymar, o pagamento de multas milionárias. O pai do jogador e os ex-dirigentes do Barcelona Sandro Rosell e Josep Bartomeu, fora o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues, também eram alvo da ação na Justiça espanhola. 

SUPOSTAS IRREGULARIDADES

Em maio de 2013, o Santos anunciava a venda de Neymar ao Barcelona, por 17,1 milhões de euros. A DIS era dona de 40% dos direitos econômicos do atacante — modalidade que era permitida na época, mas foi proibida pela Fifa em 2016 —, e recebeu 6,84 milhões de euros na negociação.

Leia Mais

No entanto, o clube catalão revelou que o negócio havia custado 57 milhões de euros. Os quase 40 milhões a mais foram pagos à N&N, empresa dos pais de Neymar que gerencia a carreira do jogador. A partir daí, uma batalha na Justiça começou a se desenrolar. Nas investigações, foi constatado que, na verdade, o valor total da transação girava em torno de 86 milhões de euros.

No montante, estavam embutidos pagamentos variados, que iam desde amistosos a serem disputados entre Barcelona e Santos até acordos por preferência de jovens da base santista e entre o clube catalão e o Instituto Neymar Jr., além de direitos de imagens, luvas para o jogador e comissões para diversos agentes envolvidos no negócio. Para a DIS, tudo foi uma manobra para reduzir a fatia da empresa na transação.

Neymar é absolvido de acusações em sua contratação pelo Barcelona (Foto: Nacho Doce/Reuters)Por considerar-se duplamente prejudicado, tanto por não ter recebido sua parte da transferência real quanto pelo contrato de exclusividade assinado por Neymar e o Barça — que impediu outros clubes de disputar a contratação do atacante —, o fundo DIS pedia a restituição dos 35 milhões de euros que calcula ter perdido.

Como acusação particular, o grupo pedia ainda cinco anos de prisão para o jogador, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu (ex-mandatário do Barcelona e presidente, respectivamente), além de multas milionárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES