Neymar perde outro pênalti e sofre com “maldição da paradinha”

Atacante tem aproveitamento de 50% após nova regra; antes, era de 75%

A queda no rendimento do principal jogador | Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O torcedor do Santos viu Neymar perder mais um pênalti na temporada durante o revés da equipe por 3 a 2 contra o Grêmio Prudente neste domingo, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse foi o sexto fracasso do atacante em cobranças de penalidades no ano e o quarto no segundo semestre, o que faz com que o jogador viva uma "maldição" desde que a "paradinha" foi proibida, em junho deste ano.

Desde então, Neymar teve a seu favor oito cobranças de pênaltis e desperdiçou metade delas, o que deixou o atacante com um aproveitamento de 50% na segunda metade de 2010. Ele converteu as cobranças contra Ferroviária, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo e errou os chutes nos confrontos com Vitória, Grêmio, Goiás e Prudente.

A queda no rendimento do principal jogador do Santos fica evidente quando são analisados seus números no primeiro semestre do ano. Antes de a "paradinha" ganhar sua proibição por parte da Fifa, em maio (a nova regra só entrou em vigor a partir do dia 11 de junho, início da Copa do Mundo da África do Sul), o jogador cobrou oito penalidades e balançou as redes em seis, com uma média positiva de 75%.

Desses seis gols, em cinco Neymar usou como recurso a "paradinha" - contra Ceará, São Paulo (duas vezes), Guarani e Remo. O gesto, tão criticado pelos adversários, só falhou nos pés do atacante uma única vez - no mesmo embate contra o Ceará, quando o atleta quis bater um segundo pênalti dessa maneira e chutou à direita da meta do goleiro Diego.

Vale lembrar que uma penalidade foi a principal razão da saída de Dorival Júnior do comando santista. O atacante discutiu de maneira áspera com o então treinador santista após ser impedido de bater uma cobrança no duelo contra o Atlético-GO, no último dia 15 de setembro, na Vila Belmiro.

"Ele ficou afastado da função, mas não deixou de treinar. Ele mudou sua maneira de bater e continuou treinando, mesmo sem bater nos jogos. No jogo contra o São Paulo o momento era parecido ao de hoje e ele fez o gol", desconversa o treinador interino Marcelo Martelotte.

"Veremos se ele continua batendo ou se criamos algumas opções. Preciso que outros treinem para que possam bater. Jogamos no próximo sábado (contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio) e está cedo para definir isso (se Neymar continua como batedor oficial). Vamos ter opções na partida e o Neymar estará entre elas", completou o comandante.

Confira abaixo todos os pênaltis batidos por Neymar em 2010:

Antes da proibição da paradinha:

27/01 - Santos 5 x 0 Barueri - GOL

07/02 - Santos 2 x 1 São Paulo - GOL (com paradinha)

28/02 - Santos 2 x 1 Corinthians - ERROU

18/03 - Santos 4 x 0 Remo - GOL (com paradinha)

14/04 - Santos 8 x 1 Guarani - GOL (com paradinha)

18/04 - Santos 3 x 0 São Paulo - GOL (com paradinha)

16/05 - Santos 1 x 1 Ceará - GOL (com paradinha)

16/05 - Santos 1 x 1 Ceará - ERROU (com paradinha)

Depois da proibição da paradinha:

04/07 - Santos 3 x 0 Ferroviária - GOL

28/07 - Santos 2 x 0 Vitória - ERROU

22/08 - Santos 2 x 0 Atlético-MG - GOL

25/08 - Santoa 2 x 1 Grêmio - GOL

25/08 - Santos 2 x 1 Grêmio - ERROU

28/08 - Santos 2 x 0 Goiás - ERROU

17/10 - Santos 3 x 4 São Paulo - GOL

24/10 - Santos 2 x 3 Prudente - ERROU



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES