No primeiro jogo após tragédia, Corinthians empata com o Bragantino no último minuto

Abalada e desfalcada, equipe corintiana sofre para voltar de Bragança com um ponto na bagagem, graças a pênalti convertido por Guerrero no fim

Jogadores fazem um minuto de silêncio em homenagem ao torcedor boliviano Kevin Espada, morto durante jogo contra o San José, quarta-feira passada, em Oruro | Márcio Fernandes/Ag. Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atual campeão mundial penou para conseguir um ponto em Bragança Paulista. No seu primeiro jogo após a tragédia de Oruro, que resultou na morte do garoto boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, atingido no olho direito por um sinalizador marítimo, o Corinthians teve uma atuação irregular, mas ao menos não perdeu. Foi por pouco. Com um gol de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo, marcado por Paolo Guerrero, o Timão arrancou um empate em 2 a 2 com o Bragantino. Com o resultado, o time de Tite se mantém no G-8, mas no último posto - em oitavo, com 14 pontos, um a mais que a equipe de Bragança. Alexandre Pato fez o primeiro dos visitantes, enquanto Léo Jaime e Lincom marcaram para os donos da casa.

Após um primeiro tempo sem gols, com chances quase exclusivamente corintianas, o Massa Bruta reagiu. Com um esquema tático que dificultou as coisas para o Timão, a equipe do interior abriu o placar com menos de um minuto na etapa complementar, sofreu o empate-relâmpago, mas não se abalou e fez o segundo. A vitória parecia garantida, até que, no último lance, o zagueiro Raphael Andrade meteu a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti. Guerrero, que entrou no segundo tempo, bateu com precisão, decretando o 2 a 2 num jogo que teve como grande destaque a atuação de Pato. O ex-jogador do Milan se movimentou bastante, fez seu gol, teve chance para fazer muitos outros e reclamou de um pênalti não marcado no segundo tempo. Aos poucos, o atacante deixa claro que tem lugar no time titular do Timão, que jogou desfalcado de Emerson, Alessandro, Danilo e Jorge Henrique.

O próximo jogo do Corinthians será pela Libertadores, quarta-feira, às 22h, contra o Millonários, da Colômbia, no Pacaembu - ainda sem saber se haverá ou não torcida, em função da punição da Conmebol. Pelo Paulistão, o Timão encara o Santos, domingo, no Morumbi. Já o Bragantino recebe o Atlético Sorocaba, sábado, em Bragança Paulista.

Timão começa melhor

Na primeira partida após a morte de Kevin Espada, na estreia corintiana na Taça Libertadores da América, o clima da equipe ainda era de luto. Antes do apito inicial, um minuto de silêncio foi respeitado por jogadores e torcedores presentes no estádio Nabi Abi Chedid. No braço esquerdo de cada um dos atletas do Timão, uma tarja negra em homenagem ao garoto.

Entre titulares e reservas, o Corinthians contava com três ex-jogadores do Bragantino: Felipe, Paulinho e Romarinho. Aplaudidos, eles foram presenteados pelo presidente Marco Chedid por conta do título mundial, conquistado em dezembro. Mas, como diz o ditado, "amigos, amigos - negócios à parte". Pelo lado esquerdo do gramado, Romarinho infernizava a vida dos zagueiros adversários, que paravam suas rápidas arrancadas com faltas a todo instante.

Se de um lado o Timão aproveitava o estilo corredor de sua dupla de ataque, do outro o Bragantino esbarrava em aspectos técnicos. Errando muitos passes, os donos da casa permitiram que Alexandre Pato chegasse duas vezes com perigo à área. Primeiro, chute cruzado, pelo lado direito, que parou nas mãos de Defendi, em bela defesa. Depois, finalização à queima-roupa, que por muito pouco não sobrou para Paulinho empurrar para a rede no rebote.

O truncado sistema defensivo do Braga, com três zagueiros e postura claramente cautelosa, não era problema para o Timão. O entrave de verdade eram as finalizações - falha apontada diversas vezes pelo técnico Tite. Dentro da pequena área, Romarinho perdeu mais uma boa oportunidade de abrir o placar, chutando na trave. Douglas e Fábio Santos também não acertaram a mira quando testados.

O goleiro Cássio teve de trabalhar em apenas um lance da etapa inicial: em lançamento longo para Malaquias, a zaga corintiana foi pega de surpresa, Edenílson também não alcançou o atacante adversário, e o camisa 12 saiu do gol para fazer boa intervenção.

Bragantino surpreende

O Bragantino passou os 45 minutos iniciais sem incomodar o Corinthians. Mas logo no primeiro minuto do segundo tempo, a surpresa: em cruzamento rasteiro pela direita, Léo Jaime finalizou dentro da área, no canto direito de Cássio, sem chances para o goleiro.

Dominadas por corintianos, as arquibancadas do estádio se calaram, mas a reação do Timão foi imediata. Em contra-ataque, dois minutos depois, Renato Augusto arriscou chute de fora da área. A bola desviou na zaga adversária e sobrou para o oportunista Alexandre Pato, sozinho, às costas dos três defensores, chutar forte e balançar a rede. Segundo jogo como titular do camisa 7, segundo gol pelo Corinthians.

Menos defensivo que no primeiro tempo, ainda que sob o mesmo esquema tático, o Bragantino passou a arriscar mais. E logo foi recompensado: em cobrança de falta de Diego Macedo, a defesa do Timão vacilou e Lincom completou. No reflexo, Cássio ainda conseguiu espalmar, mas a bola bateu na trave direita e entrou.

A marcação sobre a dupla de ataque do Corinthians se intensificou. Alexandre Pato sofria cada vez mais com as faltas, mas a equipe esbarrava na baixa criatividade de Douglas, ainda sem ritmo de jogo em 2013. O técnico Tite trocou o camisa 10 por Paolo Guerrero, recuou Ralf para colocar Guilherme no lugar de Paulo André, mas não obteve êxito.

O empate, porém, acabou caindo do céu, no último lance de jogo: após escanteio, o zagueiro Raphael colocou a mão na bola na área - pênalti, convertido com extrema precisão por Guerrero. Resultado justo para um time que, mesmo abalado e desfalcado, não deixou de lutar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES