Novidade: Campeonato Piauiense 2023 pode ter estreia do VAR na final

Uso do VAR deve acontecer pela primeira vez no futebol local já previsto para próxima temporada. Mas somente os dois jogos da final deverão ter o recurso, a princípio.

VAR | Mike Hewitt-Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vem novidade por aí no torneio estadual de 2023. Isso porque o Campeonato Piauiense 2023 poderá ter a estreia do uso do árbitro assistente de vídeo no Piauí, o famoso VAR.

Segundo informações, a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Piauí (FFP) adiantou que o uso do VAR deve acontecer pela primeira vez no futebol local já previsto para próxima temporada. Mas somente os dois jogos da final deverão ter o recurso, a princípio.

De acordo com José Steifel, presidente da comissão de arbitragem,  o recurso do VAR seria usado na final do Piauiense de 2022, no entanto, a inviabilidade de agendas da empresa que instala os equipamentos tornou inviável a estreia nas partidas entre Fluminense-PI e Parnahyba.

Uso do VAR na final do Campeonato Piauiense 2023 vai ajudar arbitragem em lances duvidosos. (Foto:  Mike Hewitt-Getty Images)

Ele acrescenta que não divulgou este ano, pois  não havia ainda a confirmação. Steifel afirma que fez um protocolo no sistema da Fifa com auxílio da CBF. “Fizemos essa solicitação para as partidas finais do estadual deste ano, mas como as empresas estavam envolvidas com partidas das séries A e B, não foi possível. Nossa final foi em um sábado e, se fosse no domingo, daria certo, mas tinha o jogo do Altos com o Flamengo na Copa do Brasil. Por isso, foi inviabilizado”, justifica, acrescentando em 2023 a novidade vai fazer parte do torneio Estadual.

Leia Mais

Steifel esclareceu, também, que a FFP não encontrou obstáculos para uso do recurso nos estádios Lindolfo Monteiro e Albertão, em Teresina. Mas, a utilização do VAR em estádios do interior do Piauí tem que ser analisada com os representantes dos clubes mandantes. Isso porque um dos entraves é justamente a conexão com internet. Sem contar, inclusive, com os custos para operação, o qual será discutido em breve.      



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES