O reforço do Corinthians é o homem de 130 gols

O argentino vem de cinco temporadas e meia no León, do México

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como é a primeira oportunidade de Mauro Boselli em um clube brasileiro, o torcedor corintiano não deve ter muita ideia da qualidade do centroavante que recém foi contratado pelo clube. O argentino vem de cinco temporadas e meia no León, do México, clube pelo qual anotou 130 gols em 221 partidas, o que representa média de 0,58 por jogo.

Friamente, os números podem parecer normais ou até modestos. No entanto, quando se compara com jogadores que atuaram no Brasil no mesmo período, Boselli é insuperável. De 2013 para cá, que foi quando o argentino chegou ao futebol mexicano, Fred foi quem mais balançou a rede em jogos oficiais por clubes brasileiros. Foram 113 gols em 233 jogos (média de 0,48) do "Rei do Stories" desde então com as camisas de Fluminense, Atlético-MG e Cruzeiro.

São considerados apenas os gols anotados por clubes brasileiros em jogos oficiais. Jogos de segunda divisão estadual para baixo, de Copas estaduais e de torneios de aspirantes não são contabilizados

Comparação - A comparação pode parecer injusta quando se pensa que o nível do futebol brasileiro é supostamente melhor. Por outro lado, o jogador de 33 anos não teve no México a "vantagem" de disputar campeonatos estaduais, onde normalmente se enfrenta adversários de porte muito menor e, consequentemente, a facilidade para fazer gols aumenta. Além disso, a temporada no futebol brasileiro costuma ter mais partidas dos principais clubes do que no futebol mexicano.

Outro fator que chama a atenção nos números do novo homem-gol do Corinthians é a capacidade de decisão em jogos contra clubes importantes. Ninguém sofreu mais com a pontaria de Boselli no México do que o poderoso América. São 12 gols contra um dos principais clubes mexicanos, que ganhou mais fama por aqui ao eliminar Flamengo e Santos na Libertadores de 2008.

Segundo maior campeão mexicano, o Chivas Guadalajara levou cinco gols de Boselli. O Toluca, considerado a terceira força do país, sofreu com nove gols do novo reforço corintiano. Também pelo León, o hermano foi artilheiro do Campeonato Mexicano em três oportunidades, nas edições do Apertura de 2014, 2015 e 2017.

Um detalhe curioso é o fato de o centroavante ter virado carrasco de vários adversários. Doze times levaram cinco ou mais gols de Boselli durante sua passagem de cinco anos e meio pelo México. Dos oito gols marcados sobre o Querétaro, quatro foram no goleiro brasileiro Tiago Volpi, um dos novos reforços do São Paulo, um dos grandes rivais do Corinthians.

Citado mais acima, o Flamengo é mais um que sofreu com os gols de Boselli em sua passagem pelo León. Na Libertadores de 2014, ele marcou duas vezes contra o Rubro-Negro. Na estreia, quando os mexicanos venceram por 2 a 1, e na última rodada do grupo, com nova vitória mexicana, desta vez por 3 a 2, e eliminação do time brasileiro em pleno Maracanã.

Pesquisa - A pesquisa acima se baseia apenas na passagem de Boselli pelo futebol mexicano. mas não se pode esquecer que a capacidade de fazer gols do atacante vem de longa data. Não dá pra dizer que as passagens por Inglaterra (Wigan), Espanha (Málaga) e Itália (Genoa e Palermo) foram vitoriosas. Mas não há como negar a importância do camisa 17 na história do Estudiantes.

Significados - Foram 61 gols com a camisa do clube argentino, sendo dois deles de enorme significado. Um foi o da virada sobre o Cruzeiro, no Mineirão, na finalíssima da Libertadores de 2009, quando o Estudiantes conquistou a competição pela quarta vez. O atacante foi inclusive o artilheiro daquela edição do torneio com 8 gols.

O outro gol marcante foi na final do Mundial do mesmo ano, contra o Barcelona. Boselli abriu o placar para os argentinos, numa linda cabeçada no meio de Puyol e Abidal. No entanto, viu Pedro Rodríguez e Messi marcarem para garantir a virada e a conquista dos catalães.

Apesar das poucas chances na Europa, uma partida ficou marcada em sua passagem pelo Genoa. Boselli definiu um clássico local contra a Sampdoria com um gol aos 51 minutos do segundo tempo, em 2011, levando a torcida à loucura na vitória por 2 a 1, pelo Campeonato Italiano. O início de carreira profissional foi no Boca Juniors, onde também teve pouco destaque em relação a gols. A exceção foi um hat-trick contra o Arsenal de Sarandí, em 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES