SEÇÕES

Olheiros invadem o Continente Europeu

Organização registra número recorde de observadores enviados por gigantes e médios do Velho Continente

| Raphael Zarko
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Se perceber, tem mais observador do que torcida nesse jogo aqui". O comentário é do ex-jogador Jamelli, hoje observador técnico do Olympique de Marselha, durante Bolívia e Colômbia dessa segunda-feira, preliminar de Brasil e Venezuela, em Rancagua, pelo Sul-Ameriano sub-20 no Chile.

Não é exagero. O ex-meia de 44 anos, que inicou carreira no São Paulo e jogou no Santos, Corinthians, Zaragoza (ESP) e outros times, é um entre os mais de 100 profissionais que acompanham o torneio em Rancagua - a organização da competição recebeu recorde de registros entre observadores, diretores de clubes - maioria europeus, claro - e representantes de fundos de investimento e de empresários.

Muitos vieram direto da Copa São Paulo de Juniores e vão ficar até o fim da primeira fase no fim de semana - tempo suficiente para a observação e para possíveis negócios em vista. A organização do Sul-Americano concede tratamento especial para esse filão do negócio do futebol. Nesta terça, cerca de 40 deles vão ter transporte, almoço e passeio pela cidade.

Os clubes brasileiros ainda são coadjuvantes neste garimpo de jovens promessas sul-americanas - dos 30 que iniciaram a competição e atuam fora do seu país de origem, apenas quatro atuam no Brasil. São eles: no Paraguai, Antonio Galeano (São Paulo) e Anibal Vega (Palmeiras), na Colômbia, o recém-contratado Iván Angulo (Palmeiras) e o santista Jackson Porozo, do Equador.

O GloboEsporte.com consultou clubes da Série A. Poucos enviaram analistas de desempenho, observadores e representantes. Nessa segunda, o coordenador da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio chegou para acompanhar também os cinco brasileiros da seleção sub-20. Ele contou à reportagem que tem autorização da direção do clube para investir nessas competições.

- Se for bom negócio, tenho carta branca, claro. Como foi o caso do Angulo, um empréstimo com passe estipulado. Aconteceu ano passado no Sul-Americano sub-15 na Argentina, quando contratamos um jogador boliviano, que é filho de brasileira. Vi na seleção da Bolívia, era o camisa 10. Melhor levar numa situação assim, acompanhando o histórico deles na base, do que fazer como o Brasil fez anos atrás levando jogadores já consagrados que saem mais caros. Como foi com Conca, D´Alessandro, entre outros. Se você chegar um pouco antes, é melhor - comentou Sampaio, ressaltando que, apesar da concorrência com clubes europeus, um grande clube do futebol brasileiro ainda atrai.

- Falando em clubes da América do Sul, os brasileiros são os melhores economicamente. Têm que estar na frente.

Em troca de administração e em meio a mudanças no Centro de Inteligência em Mercado, o Flamengo cancelou a ida de dois observadores para o Sul-Americano. Outros clubes, muitos em crise econômica, acompanham pela televisão - o SporTV transmite os jogos -, por plataforma de jogos, caso do Fluminense, e também tentam, dentro do possível, monitorar as revelações em contato com observadores a serviço de outros clubes. São Paulo, Corinthians, Internacional e Bahia, que tem o observador da seleção Wendel a serviço da CBF, acompanham mais de perto.

Italianos em peso, e Real de olho em Rodrygo

Tornio, Cagliari, Sampdoria, Atalanta, Empoli, Bologna, Ferrara… A delegação italiana é uma das maiores entre os observadores estrangeiros na cidade de Rancagua - Talca e Curicó também sediam o torneio, mas a sede principal e da fase final é Rancagua.

Da Espanha, os gigantes Real, Barcelona, Atlético de Madrid têm também a companhia do Sevilla, Betis, Valladolid. Da Inglaterra, representantes do Liverpool, Machester City e United, Everton, Arsenal. Entre os alemães, Frankfurt, Bayer Leverkusen, entre outros. Franceses marcam presença com PSG, Lille, Monaco, além do Olympique de Jamelli.

Mas também há representantes de sul-americanos. Unión San Felipe e Magallanes do Chile acompanham os jogos. O San Lorenzo, o River e o Boca, da Argentina, também.

- É um campeonato que o mundo inteiro fica de olho. São muitos jogadores já mapeados pelos clubes. É complicado competir com tanta gente. Presto consultorias para alguns clubes da Europa sobre jogadores e a gente mapeia. Quando chega no sub-20, não se tem mais surpresa (de atleta desconhecido). O que existe é a confirmação de alguma coisa que se viu antes ou que o jogador não é exatamente aquilo que a informação dizia. A maioria está mapeado e é conhecido já - contou Jamelli, que é responsável pela observação dos franceses na América do Sul. O chefe dele é o ex-goleiro espanhol Zubizarreta.

Os dois gols de Rodrygo contra a Venezuela tiraram o peso do jovem jogador santista, já negociado com o Real Madrid. Um scout do Real na América Latina, Paulo Xavier, acompanhou de perto a partida, no estádio El Teniente em Rancagua. O procedimento é comum entre apostas contratadas por europeus. Observadores do Shakthar também acompanham de perto Marquinhos Cipriano e Marco Antonio Bahia, que deixa o Estoril em direção à Ucrânia depois do torneio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos