Olimpíadas 2020: Daniel Cargnin conquista primeiro bronze do Brasil no Judô

Gaúcho de 23 anos se recupera de derrota na semifinal, vence israelense Baruch Shmailov e leva a primeira medalha do judô no Nippon Budokan de Tóquio.

t | ertu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 23ª medalha do judô brasileiro em Jogos Olímpicos veio na manhã deste domingo (25), com o gaúcho Daniel Cargnin. O judoca de 23 anos da Sogipa venceu o israelense Baruch Shmailov para levar o primeiro bronze do Brasil na competição, na categoria peso-meio-leve (até 66kg).

Cargnin tinha dificuldade para conseguir a pegada, mas buscou o confronto e deu duas entradas sem sucesso. Com um minuto, Shmailov recebeu uma punição por falta de combatividade. Em seguida, o brasileiro obteve um wazari com um belo golpe.

Daniel Cargnin conquista mendalha de bronze para o Brasil no Judô (Foto: Harry How/ Getty Imagens)

A luta precisou ser interrompida, porque Cargnin sofreu um corte no nariz numa entrada do israelense. Ele recebeu atendimento para deter o sangramento. Quando voltou, Shmailov veio para cima com tudo. O israelense quase completou uma queda, mas Cargnin girou no ar para evitar a pontuação. Nos segundos finais, o brasileiro foi malandro, tomou punição por falta de combatividade, mas preservou a vitória. Ao fim da luta, chorou com a treinadora Rosicléia Campos.

, Daniel dedicou a vitória à sua mãe, que sempre o apoiou. "Acho que a gente sonhou junto isso, e vou ser bem sincero que queria era pegar, ligar para ela e falar que valeu à pena. Quando uma vez estava em um treino, pequeno, voltei chorando porque tinha apanhado muito. Ela falou: "não, Dani, vamos comer alguma coisa e amanhã é um novo dia". Desde a pandemia, machuquei duas ou três vezes, não fui para o Mundial porque peguei Covid-19, e pensei que não estava dando certo. Eu me esforcei bastante, fiquei na casa dela, que me deu todo o suporte. Não bateu a ficha - disse", emocionado.

Algoz de Cargnin na semifinal, o japonês Hifumi Abe conquistou a medalha de ouro ao vencer o georgiano Vazha Margvelashvili com um wazari na final. O sul-coreano Baul An completou o pódio com a outra medalha de bronze, depois de vencer o italiano Manuel Lombardo.

Brasil conquista primeiro bronze (Foto: Sergio Perez/ Reuters)

Fonte: Globo Esporte




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES