Ouro nos 10.000m em LIma, Ederson Vilela busca índice olímpico

Fundista estrearia na distância no último final de semana, quando disputaria a Maratona de Viena (Áustria)

Ederson Vilela | Alexandre Loureiro/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 na prova dos 10.000m, Ederson Vilela tem outros planos para os Jogos Olímpicos de Tóquio: disputar a maratona. O objetivo do atleta de 19 anos, natural de Caçapava (SP), era estrear na distância de 41.295 metros no último final de semana, quando seria realizada a Maratona de Viena (Áustria), que acabou cancelada por causa do novo coronavírus. No entanto, com a mudança do calendário internacional, o fundista terá que rever seus planos. 

"O objetivo era tentar o índice olímpico na maratona (2:11.30). Agora estou indeciso, vou refazer a programação quando as coisas estiverem mais claras", afirmou o atleta, que também foi campeão da Volta da Pampulha em 2019. 

Ederson segue fazendo treinos funcionais em casa, além de corridas em estradas rurais, as quais só tem acesso de carro. "O Claudio (Castilho, treinador) reduziu muito o volume dos meus treinos. Estou fazendo pouca coisa, mas bem isolado e obedecendo todos os cuidados. Tiro o tênis antes de entrar em casa, ponho minhas roupas para lavar e vou tomar banho. Aqui, perto da roça, é muito tranquilo. Tenho liberdade para correr, coisa que os que moram nas grandes cidades não têm".

Como a Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) determinou que nenhuma marca servirá como índice olímpico até o dia 30 de novembro, o atleta deve estrear nas maratonas somente em dezembro. (Do COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES