Pai de Neymar se reunirá com Peixe e aprova renovação de filho

Odílio Rodrigues e parente do atleta acertam encontro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Peixe procurou Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, e as duas partes definiram uma reunião para conversar sobre a renovação de contrato do atleta além da Copa do Mundo de 2014. Tanto o parente do camisa 11 quanto o vice-presidente Odílio Rodrigues confirmam a informação. Resta apenas acertar a data do encontro, que deve acontecer nos próximos dias, de acordo com as respectivas agendas.

- O Santos confirmou uma reunião para fazer uma nova proposta para o Neymar. Agora estamos acertando o dia. Está determinado que o Santos quer uma renovação. Só não tivemos tempo de formalizar (o encontro) ? diz Neymar da Silva Santos.

O desejo alvinegro de prorrogar o atual vínculo até pelo menos as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, é bem aceito pelo pai de Neymar. Ele, aliás, corrobora as palavras do técnico Muricy Ramalho e garante a permanência do filho até o fim do contrato: 13 de julho de 2014.

- O Santos não quer vender. Se não tiver essa renovação é certeza que o Neymar só sai, se tiver de sair, depois de 2014. Simples assim. Ele vai cumprir o contrato e acabou. É uma boa ideia (renovar até 2016), mas tem de ver as condições e se o Santos consegue isso ? afirma.

Contando com a ajuda de 11 patrocinadores e outros parceiros comerciais para manter Neymar até a Copa do Mundo no Brasil, o Santos guarda a sete-chaves qual plano usará para convencê-lo a ficar mais tempo. Atualmente, ele recebe aproximadamente R$ 4 milhões entre salários e ganhos publicitários. Como Luis Alvaro Ribeiro está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Odílio é quem trata pessoalmente do assunto.

Laor, aliás, chegou a conversar com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recentemente para pedir ajuda do governo, mas não com um patrocínio estatal, e sim no sentido de tornar o calendário do futebol mais racional, para que Neymar não desfalque tanto o Santos. Odílio, por sua vez, não inclui o auxílio do Estado na questão, apesar de aceitar uma eventual contribuição.

- Se o Governo quiser ajudar, aceitamos. Existem alguns caminhos para discutir e vamos ver o melhor. Nós discutiremos tudo com o Neymar pai. Vamos apresentar um formato que possa interessar a ele. Temos nossos argumentos e recursos a oferecer. Montamos uma ideia e temos uma linha de raciocínio para desenvolver com ele ? afirma o dirigente.

?Cumprir contrato não é sair de graça?

O pensamento de que Neymar sairá de graça, caso recuse a renovação contratual e cumpra o atual acordo até o fim, para depois deixar o Santos, não é compartilhado pelo pai do atacante. De acordo com o parente do craque, tal conceito é usado por pessoas que têm interesse na venda antecipada do jogador, como, segundo ele, a DIS, dona de 40% dos direitos do atleta ? o Peixe tem 55% e a Teisa, grupo de investidores santistas, possui os 5% restantes.

- Não queremos entrar de novo nessa conversa de que o Neymar vai sair de graça. Esse (grupo DIS) é um deles (que têm interesse na venda). Isso não existe. O Neymar tem um contrato e vai cumprir. Se não tiver uma renovação é normal que ele saia. É a lei de qualquer contrato ? justifica.

A opinião do pai do craque é compartilhada por dirigentes santistas, que consideram ?burrice? vendê-lo agora. Eles recordam que à época da renovação, no fim de 2011, a atitude da diretoria foi elogiada e agora se tornou fácil de ser criticada. No entanto, apontam para a própria lei dos direitos econômicos do futebol como ?responsável? pela eventual saída gratuita em 2014.

Mesmo com quase metade dos direitos econômicos de seu filho ligados a DIS, o pai de Neymar diz que não há qualquer tipo de relacionamento com a empresa, justamente pela divergência de interesses. O Santos segue a mesma linha.

Compromissos não atrapalham

Neymar pai tenta não emitir opinião sobre o rendimento do filho nas últimas partidas contra Paulista, Ponte Preta e Corinthians, em que o atacante esteve abaixo da média. Mesmo assim, o responsável por gerenciar a carreira do astro garante que os compromissos fora de campo não atrapalham seu desempenho nos gramados. Ele aproveita, inclusive, para compará-lo a outros ídolos da bola.

- Isso é procurar muleta. Não existe. Ele trabalhou muito mais em 2011 e ganhou tudo (Libertadores e Paulista). Em 2012 trabalhou e também ganhou (Paulista e Recopa). O ano de 2013 nem começou, só tem o Paulista. Isso é besteira ? diz.

- Como se pode falar que ele jogou mal contra o Corinthians, o campeão do mundo? É um absurdo. Ninguém valoriza nada aqui. Os clubes são todos ridículos? O avião só é notícia quando cai, se voar toda hora ninguém fala nada. Tem adversário, grandes clubes. Mas ele não pode jogar mal? Pelé, Messi e Cristiano Ronaldo não jogaram mal? Já que querem compará-lo a esses grandes nomes. Mas para mim, não está mal. Tem hora que não encaixa, tem um bom marcador. Aí é a hora de mudar a direção e treinar mais. Ele está fazendo isso. Também tem de falar do outro clube que foi bem ? esbraveja.

O pai, por fim, diz que o filho não se atrasou para o treinamento da última sexta-feira de manhã, no CT Rei Pelé, e fez trabalho de reforço muscular no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas (Cepraf). Apesar disso, pessoas que estavam no local relatam a chegada do atacante depois do horário marcado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES