Países com maior número de cartões aplicados pela arbitragem

Campeonatos nacionais da Conmebol tiveram média de seis cartões por jogo nos últimos cinco anos

Média de distribuição de cartões por confederação | Divulgação / CIES Observatory
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte) divulgou nesta quarta-feira um estudo sobre a distribuição de cartões amarelos e vermelhos no futebol, após analisar mais de 101 mil jogos, de 87 campeonatos nacionais diferentes, entre 2015 e 2020. De acordo com o relatório, os países em que a arbitragem mais aplica cartões na média são os da América do Sul. Informações do site GloboEsportes.com

Média de distribuição de cartões por confederação

Em todo o mundo, os árbitros mostraram 4,42 cartões amarelos e 0,25 vermelhos por jogo. Os times visitantes receberam 53% dos amarelos e 56,7% dos vermelhos. A maior parte das punições acontece no segundo tempo: 65,8% dos amarelos e 81,8% dos vermelhos.

A confederação com os índices mais altos de cartões foi a sul-americana, com média de quase 6 por partida. A liga com as maiores médias foi a boliviana, com quase 7 por partida (seia amarelos e um vermelho). Da Conmebol foram considerados os campeonatos de primeira divisão da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A conclusão do estudo é que, apesar das regras serem as mesmas, o futebol é jogado e vivenciado no alto nível de formas diferentes dependendo do país e seu contexto social, e isso se reflete na arbitragem. Porém, uma constante mundial é que os times visitantes são geralmente mais punidos do que os mandantes. A hipótese é de que isso tenha a ver com uma atitude mais defensiva e pressionada fora de casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES